quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vaccarezza: ministro das Cidades pode ir à Câmara esclarecer denúncias

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse nesta segunda-feira que é favorável à ida do ministro das Cidades, Mário Negromonte, à Casa para esclarecer dúvidas relacionadas a denúncias publicadas no jornal O Estado de S. Paulo, nesta segunda.

De acordo com a reportagem, um parecer técnico do Ministério das Cidades foi alterado com o objetivo de construir um veículo leve sobre trilhos (VLT) em Cuiabá, em vez de uma linha rápida de ônibus que estava prevista no projeto original.

Segundo a reportagem, isso aumentaria em R$ 700 milhões o custo da obra, que passaria a ter previsão de gasto de R$ 1,2 bilhão. Negromonte teria endossado a alteração, de acordo com a reportagem.

Para Vacarezza, as denúncias tem que ser investigadas antes de serem tomadas como verdadeiras. Ele afirmou que governo está disposto a receber explicações do ministro. "O governo, como já foi dito em diversos momentos, não tolera o malfeito e não coíbe nenhum processo de investigação. Portanto, se a oposição quiser convidar ministros, não criaremos nenhuma dificuldade. Quase todos, se não todos os ministros, já vieram aqui para dar esclarecimentos", disse.

Para Vaccarezza, a imprensa tem feito um trabalho rigoroso, mas é necessário checar a veracidade do áudio apresentado pelo jornal. "É um áudio de quem falando o que? Com quem? Prova contra o ministro tem de ter o ministro falando, e não outra pessoa. Há também que ver a data em que ele (vídeo) foi feito e como foi feito".

De acordo com o líder do governo, o fato de a denúncia envolver obra ligada à Copa do Mundo de 2014 não afetará a imagem do Brasil no exterior. "O que o mundo fala sobre o Brasil, ao contrário do que ocorria em outras épocas, é só elogio. Somos exemplo de democracia e de investimento. Prova disso é que, ainda neste ano, pretendemos aumentar a cota de participação do país no FMI (Fundo Monetário Internacional)."

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: