quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dilma se emociona ao lançar programa para pessoas com deficiência

Nesta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff se emocionou e chorou ao lançar programa Viver Sem Limites, no Palácio do Planalto, para pessoas com deficiência. Ela ficou com a voz embargada ao falar sobre as filhas do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e do deputado federal Romário (PSB-RJ); as duas têm Síndrome de Down.

"Todos eles são muito especiais. Queria dizer que hoje esse é um momento em que vale a pena ser presidente", afirmou Dilma.

O Viver Sem Limites, também chamado de Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi criado para melhorar a promoção de ações estratégicas a essas pessoas nas áreas de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. O programa tem orçamento R$ 7,6 bilhões até 2014 e será executado em conjunto por 15 ministérios sob a coordenação da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.

Além dos incentivos criados nas áreas já citadas, também serão criados criados cinco centros tecnológicos para a formação, em nível técnico, de treinadores e instrutores de cães-guias em todas as regiões do país. Atualmente, só existem dois instrutores qualificados no Brasil.

Em seu discurso, Dilma também lembrou do desempenho dos atletas paraolímpicos brasileiros, que estão disputando os jogos de Guadalajara e que, segundo a presidente, "já ultrapassaram a marca de centenas de medalhas e nos enchem de orgulho".

Nenhum comentário: