quarta-feira, 31 de março de 2010

PROPOSTAS ATUAIS DE ATENÇÃO AS DIFICULDADES NA SEXUALIDADE

Observa-se, atualmente, em nosso país, acompanhando uma tendência mundial, uma demanda expressiva de homens e mulheres buscando ajuda psicológica por estarem sofrendo em virtude de problemas na vida sexual e afetiva. Esses problemas sexuais têm sido abordados, basicamente, em termos das queixas mais frequentes de dificuldades ligadas à ereção, à ejaculação, à dificuldade de chegar ao orgasmo e a dificuldade de conseguir parcerias saudáveis. Tais situações limitam e até mesmo impedem uma maior intimidade entre as pessoas.

No Hospital dos Servidores do Estado/RS, em vista desta grande demanda, constatou a necessidade de disponibilizar um serviço de atendimento que propiciasse uma visão integral deste tipo de sofrimento humano, razão pela qual oferece atendimento em grupo, uma vez que o atendimento individual limita em muito o número de pacientes que poderiam se beneficiar com o serviço. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP é oferecido atendimento ambulatorial. O tratamento passa por um treinamento assertivo que consiste em atividades de grupo que reforçam a capacidade de expressar com clareza as idéias e desejos pessoais.

Em Porto Alegre na clínica Zabtoski é considerado importante realizar um diagnóstico, levando em consideração todas as possibilidades etiológicas. A proposta terapêutica fundamenta-se na articulação entre características de personalidade e processos psicológicos desencadeantes das dificuldades nos relacionamentos amorosos. Trabalho com algumas semelhanças foi publicado por Martins e Molin em 2004, na Revista Terapia Sexual do Instituto Paulista de Sexualidade, no qual foi utilizado o exame de Rorschach para avaliar pacientes com dificuldades na vida sexual, no ambulatório municipal da cidade de Passo Fundo/RS (serviço ambulatorial que recebeu o Prêmio SBRASH 2001 da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, como melhor serviço ambulatorial apresentado no VIII Congresso Brasileiro de Sexualidade/SP) onde a demanda por atendimento psicológico é significativa.

Neste panorama, que envolve a tentativa de acolher o sofrimento humano frente às dificuldades nos relacionamentos amorosos, sob as diversas tendências psicológicas representadas, cabe introduzir a contribuição do estudo do imaginário coletivo sobre a dificuldade na sexualidade, até então pouco considerado pela literatura científica e pela clínica praticada pelos serviços citados anteriormente, para que possamos ter uma compreensão mais completa do que envolve este sofrimento. A consideração do fenômeno da dificuldade nos relacionamentos amorosos a partir do estudo do imaginário coletivo faz sentido pleno quando defendemos uma concepção de homem como ser socialmente determinado, emergente de uma complexa rede de vínculos e relações sociais. Além disso, cobra sentido pleno quando consideramos a possibilidade de uma clínica psicanalítica psicoprofilática na cidade de Paranaíba e Três Lagoas.
Por:Paulo César Ribeiro Martins
Professor da UEMS/FIPAR/AEMS
Doutor em Psicolologia pela PUCCAMP

Nenhum comentário: