sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Jardim capacita profissionais de saúde para diagnóstico rápido de HIV

A Gerência de Saúde de Jardim realizou nos dias 11 e 12 de novembro, através do Programa Municipal de HIV/AIDS, a I Capacitação para Diagnóstico do vírus HIV através de testes rápidos para profissionais da saúde pública do município e da microrregião.A capacitação foi realizada no Centro de Saúde Nestor Pereira e aconteceu com parceria da prefeitura de Jardim com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado. Foi coordenada pela enfermeira Elismara Pinheiro e pelas profissionais de saúde Simone Baldissera, Vanessa Quadros e Eunice Cameron. Foram capacitados 16 profissionais de saúde entre enfermeiros, odontólogos, médicos e farmacêuticos.

Jardim está buscando alternativas para ampliar o acesso ao diagnóstico da infecção pelo vírus HIV, objetivando interromper a cadeia de transmissão e permitir uma assistência humanizada e com qualidade aos indivíduos infectados.

O teste rápido de Diagnóstico é realizado com uma gota de sangue e após 10 minutos o paciente já recebe o resultado. Devido o alto custo, somente pessoas vulneráveis, (após violência sexual, parceiros de pessoas vivendo com HIV, população flutuante, acidente com material perfuro-cortante, entre outros), poderão realizar o exame gratuitamente nas unidades municipais de saúde.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: