domingo, 27 de novembro de 2011

BOAS & NOVAS

BOAS & NOVAS: Durante a semana que passou foram muitos os e-mails enviados questionando a ausência de Boas & Novas, coluna publicada semanalmente no Jornal da Cidade Online, Bandeirantes News, Revista 100 Fronteiras e Portal de Notícias de Bela Vista. Fim de ano chegando, conclusão de curso, formatura dos filhos, novos projetos a serem alcançados, e muita correria no bom sentido, graças a Deus. Peço desculpa aos amigos e internautas, mas entre publicar qualquer coisa às pressas – e publicar uma coluna feita com habitual carinho - a escolha sem dúvida foi óbvia. Neste domingo (27), estamos republicando a edição do dia 13 de novembro (postada normalmente no site do Jornal da Cidade), porém em virtude da troca de provedor, alguns artigos foram perdidos. Portanto, a coluna correspondente ao último domingo (20), é a única edição que realmente não foi programada nem escrita durante esses dois anos de trabalho e comprometimento com cada um de vocês. Obrigada a todos pela amizade e confiança. Um abraço! Cristiana Carneiro (foto).

WORKSHOP: O Crea-MS e a Sociedade em Prol da Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Qualidade de vida (ASP-MS) promovem no dia 2 de dezembro, das 8h às 18h, no auditório do Conselho, o workshop Acessibilidade é um bom negócio, que tem como objetivo debater questões ligadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do Crea-MS, no link Cursos e Eventos, onde também pode ser conferida a programação do evento. No dia do evento serão recolhidas doações de 1kg de alimento não perecível para a Campanha Natal Solidário do Crea-MS. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 67 3368-1026 .

PÉSSIMO: O Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) estima que o Brasil terá 519 mil novos casos de câncer em 2012. Isso equivale a 59 novos registros por hora ou 1.416 por dia. A projeção, divulgada ontem, é feita com base em dados sobre as mortes pela doença, organizados pelo Ministério da Saúde, e de 19 centros que mantêm registro das ocorrências de tumores. Para bom entender também quer dizer infelizmente, que 80% dos pacientes não terão condições de serem diagnosticados s e tratados com respeito e dignidade. Tudo porque a saúde no Brasil MATA!

ÓTIMO: O atual presidente corinthiano Andrés Sanchez será o novo diretor de Seleções da CBF a partir de janeiro de 2012. A notícia foi confirmada pela página oficial da entidade. Pelo menos Sanches tem mostrado méritos para isso.

SOS VIDA: A cada dois minutos, um paciente necessita de transfusão sanguínea no Brasil, segundo a Fundação Pró-Sangue. Apesar disso, o número de doadores ainda é pequeno no país, menos de 2% da população.

UMA CORRENTE QUE DEPENDE DE VOCÊ: O Ministério da Saúde lançou um aplicativo na sua página do Facebook, onde o internauta pode se cadastrar como doador de sangue. A fim de aumentar o número de doadores de sangue no Brasil, essa ação faz parte da campanha do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorada na última sexta-feira 25. No cadastro virtual, os interessados devem informar seu nome, tipo sanguíneo e região onde mora. Com isso, os hemocentros terão acesso ao banco de doadores interessados para poder acionar os cadastrados quando houver o registro de falta de algum tipo de sangue em certa região. Quem puder colaborar, faça sua parte.

ASSIM FOI DITO E ESCRITO:
“Policiamento quer dizer segurança que implica em liberdade e paz”. (HELIO BICUDO, jurista, político e ativista dos direitos humanos)

“Só em 2011 já morreram 6 milhões de pessoas no mundo vitimas do tabaco, cigarro não serve pra nada......você fumante, ainda dá tempo de deixar de fumar. Mesmo assim, só após 10 anos sem fumar, você poderá ficar livre das consequências que o cigarro pode trazer! Quem avisa amigo é...” (Do ator Carlos Eduardo Moliterno em comentário postado no Facebook)

“Coração de mulher é igual a circo. Sempre tem um lugar para mais um palhaço”. (Frase escrita no pára-choque de um caminhão).
“Que Deus te dê saúde, que teu corpo, por dentro nunca mude e que ao envelhecer, você possa dizer que sua maior felicidade foi VIVER”. (Mensagem de DENISE RAZUK postada no Facebook).

“Um evento tem que ser bonito e deixar alguma coisa no coração das pessoas”. (Comentário de ABEL COSTA, o idealizador responsável pela montagem da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro).

“No meio desta correria tive um tempinho para entrar no facebook e dar um oi à todos! Abraços até mais”. (De CELSO RUSSOMANNO no Facebook)

?"Não produzimos os fatos. Eles acontecem" (Slogan da Rádio Difusora de Assis, SP).

“O Facebook era prático e rápido. Mas resolveram ‘melhorar’, conseguiram complicar e tornar o sistema lerdo. Afinal, como os webdesigners do site iriam justificar seus mega-salários se admitissem que estava bom como estava e não tentassem inventar?!” (Comentário de MARCO EUSÉBIO na rede social).

“Não houve briga, nem discussão... na verdade o que houve foi um arroubo de oratória.” (Ministro do STF MARCO AURÉLIO tentando justificar o arroubo de oratória entre colegas).

“¡¡¡ Que tenga la actitud de Jesús en las pruebas y mi fe sea fortaleci en Él !!!” (Frase da minha amiga de muitos anos, Maria Raquel Ocáriz).

“Detesto gentinha.” (Relembrando a célebre frase de Odete Roitman, personagem na novela Vale Tudo).

“Aos 50 anos, eu dei uma virada na minha vida. Sofri muito com a separação. A sensação de desmanchar uma família é uma coisa horrorosa. Mas não desmanchou. Está inteirinha”. (Da atriz Beatriz Segal em entrevista para a Revista Quem)

“Quando a última árvore tiver caído ...quando o último rio tiver secado, ...quando o último peixe for pescado, ...vocês vão entender que dinheiro não se come”. (Provérbio Indígena)

“O bom chocolate derrete na boca. Se fosse fácil fazer chocolate, todo mundo fazia”. (ALEXANDRE COSTA, presidente da Cacau Show em entrevista na Globo News).

EM DOURADOS: A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que o governo vai reforçar as ações na região de Dourados, em Mato Grosso do Sul, palco de conflitos entre indígenas e produtores rurais. A tensão na região aumentou na última semana depois do ataque de pistoleiros ao Acampamento Tekoha Guaiviry, no município de Amambai.

VERDADE SEJA DITA: Apenas duas universidades públicas de MS estão na lista dos 90 melhores cursos de Direito do Brasil constantes no Selo OAB: a UEMS (estadual) e a UFGD (federal). A Uniderp, infelizmente acabou após a administração do professor Pedro Chaves dos Santos Filho. Agora a UCDB...foi uma decepção ter ficado fora da recomendação da OAB Nacional. Com a palavra os Magníficos Reitores das Universidades de Campo Grande ...

RECORDAR É VIVER: Ser ator ou atriz principal de um filme não deve ser coisa fácil: ter mais diálogos significa trabalho maior para decorar o texto e gravar as cenas. Quem deve saber bem disso é o ator americano John Wayne! Ele é o recordista de papéis principais na história do cinema: atuou como protagonista em 142 filmes dos 153 que fez em toda a sua carreira - que durou de 1927 a 1976. Mas a carreira dele não foi a mais longa, não! O alemão Curt Bois estreou em 1908, aos 8 anos de idade, em um filme chamado "Amor de Mãe" e encerrou a carreira com o lindíssimo filme "Asas do Desejo", do diretor alemão Wim Wenders, em 1988. Fez as contas? Foram 80 anos de carreira, um recorde incrível !!

O CÂNCER DE LULA: O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Depois do diagnóstico da doença no petista, ao menos a divulgação sobre os sintomas e os tratamentos estão servido de parâmetro para quem corre o risco. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar. Mas é evidente, que nem todos terão o mesmo tratamento que o ex-presidente está tendo. Para ser agendada uma consulta nos hospitais públicos, leva pelo menos 76 dias e para o agendamento de uma quimioterapia, a espera prevista é de 104 dias – o mínimo. O jeito é não adoecer diante tal probabilidade.

POUCAS & BOAS
# Azul Linhas Aéreas em parceria com a FEMAMA criaram o Rosa & Azul, um avião que tem o papel de conscientizar sobre o câncer de mama e as aeromoças também vestem o uniforme rosa.

# Cleo Pires vai estrelar o filme "Open road", que já começou a ser rodado em maio, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A informação é da coluna "Retratos da Vida" do jornal "Extra".

# O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara decidiu que um deputado pode ser cassado por ato praticado antes de iniciar o exercício do mandato.

# De volta para seu aconchego junto aos queridos familiares e amigos, o economista Gilton Almeida, após recente procedimento cirúrgico realizado aos cuidados de uma renomada equipe médica na área de cardiologia. Vida nova, saúde e sucesso!

# Quem passou na primeira fase do exame da ordem (OAB), agora batalha para conquistar a segunda fase com total êxito. Vamos lá colegas e futuros Operadores do Direito...!

# O Diretor titular do Jornal da Cidade Online, José Tolentino Filho, embarcando para o Rio de Janeiro - mais precisamente para Rio das Ostras. Vai trocar o tereré nosso de cada dia pelas praias e os frutos do mar. Enquanto isso, nossa equipe aqui segue firme e forte.

# A mansão de Airton Senna está a venda por 24 milhões de reais. Campo de golfe, seis suítes e piscina com água diretamente do mar. Alguém aí se habilita...!?

# Falando em quem pode e tem dinheiro, 50 milhões de reais é o patrimônio atual do cantor Luan Santana em 4 anos de carreira. Luan é hoje um ícone sertanejo universitário mais bem sucedido, perdendo apenas para o adolescente Justin B. e o jogador Neymar.

# A Folha de São Paulo vem perdendo leitores gradativamente. De 350 mil exemplares diários, passou para 295 mil, ou seja, uma perda significativa. Assim sendo, 40% dos jornalistas serão demitidos.

# Em São Paulo os vereadores elevam os seus próprios salários e ainda criam o décimo terceiro salário.

# Reiterando: Cabe ao Estado e a polícia garantir a segurança do cidadão.
ALGUNS ÍTENS SOBRE PROTOCOLO PARA A COLAÇÃO DE GRAU SOLENE:
FORMATURA - A conclusão de um curso superior certamente é a celebração de uma grande conquista para o acadêmico. Durante a cerimônia compartilhamos a alegria com familiares, amigos mais queridos e externamos o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória. Além disso, a solenidade de colação de grau é um momento de magnitude para a instituição de ensino, quando dirigentes, professores, funcionários, externam seus sentimentos para provar que a missão de ensinar foi cumprida. Para que esse evento transcorra da forma como foi idealizado, é de fundamental importância que haja um planejamento e que sejam observadas as normas do protocolo para as solenidades de colação de grau desta instituição.

Cerimonial - é o conjunto de formalidades (regras e normas) a serem seguidas na organização de uma cerimônia oficial, em especial, definindo a sua seqüência lógica e regulando os diversos atos que a compõem, obedecendo às regras estabelecidas pelo protocolo.

Protocolo - codifica as regras que regem o cerimonial. Seu objetivo é garantir a cada um dos participantes as prerrogativas, privilégios e imunidades a que tem direito.

Etiqueta - é um conjunto de normas de procedimentos, característicos da boa educação, polidez, cortesia e hospitalidade, no relacionamento entre pessoas ou grupos, por ocasião de solenidades, eventos sociais, ou mesmo no cotidiano.

IMPORTANTE: Em nenhuma hipótese, a outorga de grau é dispensada. Na impossibilidade de comparecimento do formando à solenidade oficial de outorga de grau, mesmo que seja por motivo justificado, posteriormente, ele poderá de acordo com o calendário da Divisão de Serviços Acadêmicos (DAS), prestar juramento e receber a outorga, bem como o certificado de conclusão de curso, em data e horários designados pela DAS. A colação será coletiva com todos que tiveram algum empecilho e que apresentaram justificativa formalizada pelo não comparecimento à solenidade oficial. O evento também será realizado em local e data a ser determinado pela DAS.

A DOUTRINA DO AMOR: O Espírita deve esquecer as faltas graves do passado, para não cair em sintonia com os espíritos malfeitores. Deve pensar positivo a cada minuto, seja no carro, no trabalho ou em casa e permanecer em constante estado de agradecimento ao Pai. A oração espírita cristã, também não precisa ser manifestada em voz alta – o silêncio é uma prece.

ELVIRA VIGNA: Em seu novo livro, “Nada a Dizer”, ela conta a história de um adultério do ponto de vista da mulher traída. Com bom humor, lucidez e um rancor natural, a narradora faz uma verdadeira investigação de seu passado. Ainda não tive tempo de ler, mas duas amigas já recomendaram como ótima leitura.

MARJORIE ESTIANO: A talentosa atriz e cantora, aproveitou uma folga nas gravações de "A Vida da Gente" durante a semana para encarnar uma mulher fatal para as páginas da revista "Nova". A atriz estará na capa e no recheio da edição de janeiro da publicação feminina.

RONALDO NAZÁRIO resolveu inovar no look. O ex-jogador de futebol e empresário publicou uma imagem no site de relacionamentos Twitter em que aparece de bigode.
"Galera tava fazendo a barba e deixei o bigode! O que vocês acham?", escreveu Ronaldo no microblog para seus mais de 2 milhões de seguidores. Atualmente Ronaldo é casado com a ex-modelo Bia Antony, com quem tem duas filhas, Maria Sophia e Maria Alice. Além das garotinhas, o empresário é pai de Ronald, de seu casamento com Milene Domingues, e Alex, do breve affair com a modelo Michele Umezu. Além de bom jogador, ele também tem sido exemplo de um excelente pai, e só por essa virtude de acolher bem seus filhos, já merece todas as melhores bênçãos do mundo.

PAC 2: O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse, durante o balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que dados indicam que a economia brasileira não cresceu no terceiro trimestre do ano.

PROIBIDO: O jornal “Daily Mail” publicou que o novo clipe de Rihanna está proibido de ser reproduzido na programação normal da TV da França antes das 22h. A medida foi determinada pelo Conselho Audiovisual do país, que considerou o vídeo explícito.

NA VIDA: Os ideais são como as estrela; você não conseguirá tocá-las com as mãos. Mas como os marinheiros nas águas desertas e ondas turbulentas, elas podem guiá-lo e, seguindo as estrelas, você chegará ao seu destino. Boa semana!

Cristiana Carneiro
cristiana@jornaldacidadeonline.com.br

Nenhum comentário: