quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Filtro solar e alimentação específica evitam flacidez nos seios

Não é preciso ser vaidosa para querer ter os seios firmes e durinhos: basta ser mulher. Que eles vão um dia tornar-se flácidos, é quase certo (salvo algumas excessões), mas isso não significa que devemos descuidar deles. Pelo contrário! O cirurgião plástico da 28ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e professor titular de cirurgia plástica do Instituto Carlos Chagas, Ricardo Cavalcanti Ribeiro, conversou com o SRZD e explicou o que é a flacidez das mamas e o que podemos fazer para retardar este processo.

"A mama, constituída por glândulas, gordura e pele, pode ficar flácida a partir de qualquer variação que ocorra em algum destes componentes. São eles que vão determinar a flacidez ou rigidez dos seios", diz o cirurgião. Sendo assim, mulheres que passam pelo processo de gestação e costumam variar o peso com frequência tem mais chances de serem acometidas pela flacidez.

Ele conta que a composição das mamas sofre uma variação natural. "Pessoas jovens tem mais glândulas, e com o passar do tempo elas vão sendo substituídas por gordura", disse.

Isso nos faz pensar que seria impossível manter os seios firmes depois de certa idade, mas Chagas também contou que, apesar de a composição interna da mama ser modificada ano após ano, ainda existe o terceiro componente: a pele. "Se ela for firme, o seio não vai ficar caído. Apenas vai ter outra consistência. Mulheres de pele morena tem a pele mais durinha".

Cuide-se. Pequenas atitudes fazem toda a diferença
O cirurgião também explica que podemos contribuir bastante para que nossos seios não percam a sustentação natural tão cedo. "Temos que prestar atenção em três fatores: nutrição, dieta e exposição solar. As mulheres precisam manter o peso com poucas variações. Este número deve se manter entre 3% e 5%. Uma dieta rica em proteínas e colágeno também vai ajudar bastante". Com relação à radiação do sol, o filtro solar torna-se indispensável! "É ele que vai prevenir nossa pele contra o envelhecimento precoce e a perda de elasticidade".

Isso significa que o protetor solar não deve ser aplicado diariamente apenas no rosto, mas sim em todas as áreas do corpo que ficarem expostas ao sol. Blusinha decotada? Filtro solar nos seios!

Nenhum comentário: