segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Senar abre inscrições para cursos gratuitos pela internet

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) recebe até o dia 07 de novembro inscrições para os cursos online oferecidos pela Escola do Pensamento Agropecuário. A Escola do Pensamento Agropecuário é um programa de educação à distância que visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes em relação à agropecuária brasileira. Disponibilizado inicialmente somente aos produtores rurais, o programa foi aberto a todos os que buscam contribuir para o embasamento técnico do setor.

A Escola do Pensamento Agropecuário oferece seis cursos com duração que variam entre seis e 12 horas cada um. Os conteúdos serão oferecidos e monitorados pela internet, possibilitando que qualquer pessoa ligada à rede possa ter acesso à formação. Os cursos vão abordar os temas Abastecimento e Renda, Meio Ambiente, Educação e Qualificação Profissional, Trabalho Decente, Pobreza Rural e Direito de Propriedade. O superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, considera que a iniciativa democratiza a educação agropecuária. “Pela internet, o conhecimento está ao alcance de todos. Apesar de ter o foco diretamente no produtor rural, o Senar disponibiliza os cursos para todos os que têm interesse no setor”, enfatiza a dirigente.

Entre os conteúdos abordados nos cursos estão questões relacionadas ao endividamento rural e liberação de crédito, diretrizes para um código florestal compatível com as realidades brasileiras e o modelo de escola para a zona rural brasileira. Também terão enfoque aspectos como noções gerais de direito do trabalho, segurança e saúde do trabalhador rural, falta de proteção social no campo e o direito de propriedade como um fundamento essencial das sociedades democráticas. O superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, salienta que esta é uma oportunidade valiosa de aprimorar os conhecimentos sobre questões fundamentais para a produção agropecuária. “Mato Grosso do Sul está inserido em um projeto de ponta, que vai elevar o entendimento sobre as questões agropecuárias e melhorar o desempenho do setor”, ressalta, observando que a expectativa é de que haja grande participação dos sul-mato-grossenses na iniciativa.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 7 de novembro, pelo endereço www.canaldoprodutor.com.br. Os conteúdos estarão disponíveis 24 horas por dia, sendo que o inscrito terá 30 dias para concluir o curso. Haverá acompanhamento sistemático dos alunos, com tutores preparados para o esclarecimento de dúvidas, tudo via online. Todos os aprovados receberão certificados da CNA. Mais informações podem ser obtidas no site do Canal do Produtor.

Por:Rosane Amadori
Coordenadora Jornalista /MTB 8459/RS

Nenhum comentário: