sábado, 6 de novembro de 2010

Casos de dengue passam de 100 mil e preocupam Secretaria de Goias

Secretaria da Saúde está monitorando os municípios e alertando a população para o alto índice de notificação de dengue que superou 100 mil casos no Estado. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje, 67% dos casos de dengue estão concentrados em dez municípios; os outros 33% estão distribuídos entre 180 municípios.

Goiânia mantém a liderança desses números – os casos da capital representam mais do que os registrados em 180 municípios juntos - e revelam a necessidade de combate incisivo ao mosquito transmissor, com apoio da população e secretarias municipais de saúde.

Através da realização de cursos de capacitação para profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, já realizados em cinco regionais de saúde a Secretaria da Saúde tem trabalhado pela redução da mortalidade em Goiás. A Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde - Spais, está empenhada nas visitas aos municípios, em especial atenção às 28 cidades com maior número de casos, sensibilizando os secretários municipais a fim de que seja realizado constantemente o manejo ambiental e a mobilização comunitária.

A Secretaria adquiriu 24 bombas de UBV que foram distribuídas em 19 municípios. Goiânia recebeu dez bombas. Além disso, os equipamentos foram distribuídos para São Luís Montes Belos, Jataí, Ceres, Formosa, Morrinhos, Itumbiara, Catalão e Aparecida de Goiânia.

Números

O boletim epidemiológico da semana epidemiológica 43 revela que foram notificados este ano, 100.427 casos de dengue; um aumento de 207,2% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram registrados 66 óbitos, sendo 39 por complicação e 27 por Febre Hemorrágica da Dengue – FHD, sendo que o aumento corresponde a 69,2% em relação ao mesmo período de 2009.
Por: Agecom

Nenhum comentário: