quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Levantamento mostra que consultorias feitas por Pimentel não aconteceram

Levantamento feito pelo jornal "O Globo" junto a representantes das unidades da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) em todo o estado mostrou, nesta quinta-feira, que as palestras nas unidades regionais da Fiemg, citadas pelo ex-presidente da entidade Robson Andrade como prova dos serviços prestados pelo atual ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, não aconteceram.

O estudo aponta que Pimentel não viajou às cidades-polo da indústria para dar palestras em 2009, ano em que sua empresa P-21 Consultoria e Projetos foi contratada por R$ 1 milhão para prestar serviços à federação.

Robson Andrade é hoje presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na última semana, ele deu entrevista em Brasília para explicar o trabalho feito por Pimentel quando ele saiu da prefeitura de Belo Horizonte. Quando a P-21 foi contratada, Andrade estava à frente da Fiemg. Segundo ele, Pimentel fez, na época, a pedido da federação das indústrias, uma série de palestras nas regionais.

Porém, segundo dirigentes nas regionais mineiras, o ministro não passou por esses lugares. Graciele Vianna, da assessoria da Fiemg Regional da Zona da Mata informou que não há nos arquivos a unidade registro de evento com Pimentel em 2009.

De acordo com as gerentes da Regional do Vale do Rio Grande, Márcia Helena Lima, e da Regional Rio Doce, Jaqueline Coelho, Pimentel também não passou por essas regionais. Elas afirmaram que olharam pastas de registros de 2009 e 2010 e até eventos que pudessem estar relacionados a algum tema com o qual Pimentel pudesse contribuir.

Dina Gonçalves, responsável pelo setor de comunicação na Regional Pontal do Triângulo, disse que todo evento realizado com empresários na cidade passam pelo seu departamento, e lá Pimentel não esteve.

Funcionários das regionais do Alto do Paranaíba, do Vale do Paranaíba, do Vale do Aço e da Regional Norte também disseram que não se lembram de Pimentel em eventos na cidade organizados pela entidade, mas solicitaram que a informação fosse confirmada com a Fiemg em Belo Horizonte.

A assessoria na sede foi procurada pelo jornal e foi solicitado que ela apresentasse o cronograma de palestras de Pimentel citadas por Andrade, com data e local. No entanto, a entidade afirmou que não tem mais informações sobre o assunto.

Robson Andrade foi procurado nesta quarta-feira e disse, em nota divulgada pela CNI, que a Diretoria de Comunicação da CNI já deu todos os esclarecimentos sobre a consultoria à Fiemg.

Já Pimentel, por meio da assessoria do ministério, disse que não iria se pronunciar porque considera que já prestou todas as informações necessárias a respeito dos serviços prestados.

De acordo com "O Globo", a Fiemg pagou à P-21 Consultoria e Projetos R$ 1 milhão para "consultoria econômica e em sustentabilidade".

Nenhum comentário: