quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Inscrições para o ProUni começam em 14 de janeiro

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições provadas de ensino superior terão início no dia 14 de janeiro e terminam no dia 19 do mesmo mês. Os candidatos devem se inscrever pelo site do programa.

Serão oferecidas para o primeiro semestre de 2012 195.030 bolsas, sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade. Com a oferta do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, de 108.552 vagas em instituições públicas, as oportunidades de ingresso no ensino superior para aqueles que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 chega a 303.582.

O processo de seleção do ProUni será composto apenas por uma única etapa de inscrição e duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato poderá escolher duas opções de curso e de instituição. O regulamento será publicado nos próximos dias.

A primeira chamada será divulgada no dia 22 de janeiro, a partir do dia 23 até o dia 1 de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para o dia 7 de fevereiro. O prazo para a matrícula e comprovação de informações será até o dia 15.

Quem pode se candidatar

Podem se inscrever para receber bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, R$ 933. Já as bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda familiar de até três salários mínimos, R$ 1.866. Além disso, é necessário que o candidato tenha feito o Enem 2011 com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos ter obtido a nota mínima na redação, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou escola particular com bolsa integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas de licenciatura, curso normal superior ou pedagogia não necessitam cumprir os critérios de renda se estiverem em efetivo exercício e integrarem o quadro permanente da escola na qual atual.

Lista de espera

Os candidatos não pré-selecionados ao fim das duas chamadas ou aqueles pré-selecionados em cursos sem formação de turma poderão manifestar interesse em fazer parte da lista de espera do dia 22 ao dia 24 de fevereiro. Ao fim do prazo, serão feitas convocações dos integrantes.

A primeira será no dia 27 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos e matrícula até do dia 28 de fevereiro ao dia 2 de março. A segunda será em 9 de março com prazo de 12 a 15 do mesmo mês.

Nenhum comentário: