terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Aeroportuários anunciam greve para quinta-feira

Os aeroportos de Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Brasília devem parar por dois dias a partir da 0h de quinta-feira. O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) anunciou, nesta quarta, que vai começar uma greve em protesto contra modelo de concessão.

O governo vai leiloar os três aeroportos com o objetivo de alavancar as obras de ampliação e melhorias para a Copa de 2014 e dar conta do aumento no número de voos.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, as reivindicações da categoria foram atendidas, como, por exemplo, a permanência da gestão estatal da navegação aérea. As autoridades disseram ainda que estão dispostas a dialogar com os trabalhadores e garantiram que não serão comprometidas "suas condições de trabalho e de organização".

Segundo o diretor de administração da Infraero, José Eirado, operações não sofrerão alterações bruscas com a paralisação. No entanto, Eirado não descarta a possibilidade de atraso nos voos.

"Tenho conversado com os gerentes desses aeroportos e eles estão confiantes de que vão operar normalmente (durante a greve)", disse. "Mas pode haver algum tipo de transtorno para os usuários", completou.

O diretor afirma que somente 20% dos funcionários da Infraero nos três aeroportos, cujo número supera os 2.700, devem participar da paralisação.

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se pronunciaram, em nota, afirmando que pediram às empresas aéreas, Decea e Infraero planos de contingência para evitar transtorno a passageiros, que devem entrar em contato com a companhia aérea para confirmar horário de voos.

Nenhum comentário: