quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

UFMS Sem Fronteiras inicia atividades em Maracaju

Começou nesta manhã a 2ª edição do UFMS Sem Fronteiras em Maracaju. Acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia realizam atendimentos a comunidade no Posto de Especialidades Médicas e no Ginásio Louquinho, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS).

São oferecidos atendimentos nas áreas de Pediatria, Cardiologia, Clínico Geral e Gastroenterologia que ainda tem vagas para os próximos dias. "Os interessados nas especialidades médicas apenas precisam ir ao posto central demonstrar o interesse no atendimento", explica a coordenadora das unidades de saúde de Maracaju, Márcia Malacrida. O acadêmico de Medicina e coordenador do projeto, Vinícius Siebert, afirmou, "começou tranquilo, mas esperamos poder atender o maior número possível de pessoas, viemos para trabalhar", brinca.

Nesta quarta-feira, parte da equipe segue para a zona rural, onde realizam ações e palestras de educação em saúde com os moradores e, orientam os agricultores com técnicas de cultivo e preparo da terra. No ginásio Louquinho às 8 horas, começa a palestra Prevenção de acidentes na infância, voltado para mães e, às 9h15, a palestra Violência e Drogas busca orientar jovens e adolescentes.Às 10 e 16 horas, os profissionais da saúde do município recebem treinamento. Após o almoço, às 14 horas, os alunos realizam uma palestra voltada para a qualidade de vida na terceira idade. Além das palestras, haverá atendimento médico durante todo o dia. As atividades seguem até sexta-feira (16) e haverá o fechamento com a ação Maracaju do jeito que a gente quer, no sábado, na vila Prateada.

Ginásio

No ginásio Louquinho, os acadêmicos de Enfermagem realizaram uma oficina com crianças e pais sobre a prevenção de acidentes domésticos. Daniele Schleder, do 3º ano, disse que houve bastante interação entre os participantes. “Nós pedimos para que os pais e os filhos recortassem de jornais e revistas, figuras que significassem algum tipo de perigo dentro de casa. Com os resultados nós fizemos uma palestra de orientação”, disse.

Mais tarde, na UBS, os acadêmicos deram uma palestra para os profissionais do posto, sobre as novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar, também conhecida por massagem cardíaca. Os profissionais da saúde aprenderam as novas técnicas para este tipo de procedimento. Os acadêmicos de Odontologia realizaram atividades práticas sobre a escovação correta dos dentes e o uso do fio dental.

A Fisioterapia também realiza atividades no ginásio e os atendimentos seguem até a próxima sexta-feira, das 7 às 11 horas e, das 13h30 às 17 horas.

Adersino Junior
(67) 9668-7379
Laryssa Caetano
(67) 8415-7025 / 8423-6610
Assessoria de Imprensa Maracaju

Nenhum comentário: