domingo, 2 de outubro de 2011

Dilma chega à Bélgica para participar da Cúpula Brasil-União Europeia

A presidente Dilma Rousseff chegou à Europa na manhã deste domingo em roteiro que inclui encontros com autoridades e reuniões da 5ª Cúpula Brasil - União Europeia, na Bélgica. Ela ficará no país e depois vai para Bulgária e Turquia.

A 5ª Cúpula Brasil - União Europeia começa na próxima terça-feira e vai discutir a crise econômica internacional. Dilma vai propor parceria estratégica com a UE para diminuir problemas causados pela crise, que afeta muitos países europeus. A ideia é também voltar a negociar um acordo entre Mercosul e União Europeia.

Ainda na terça à noite, Dilma deve chegar à Bulgária. Ela vai se encontrar com o primeiro ministro búlgaro, Boyko Borissov, para assinarem acordos de cooperação nas áreas de veículos e aeronáutica. Além disso, Dilma irá visitar a cidade de Gabrovo, cidade natal de seu pai. Segundo o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, "a visita da presidente à Bulgária terá um forte componente pessoal e emocional dados os laços familiares com a Bulgária".

Na sexta-feira, Dilma chega à Turquia, onde se encontra com o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan e depois em reunião a portas fechadas com o presidente do país, Abdullah Gül. A volta de Dilma ao Brasil está prevista para o próximo sábado.

Nenhum comentário: