sábado, 29 de outubro de 2011

MS supera demais estados no Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo 2011

Vencedor em duas categorias – Revista e Internet – o Mato Grosso do Sul foi o grande destaque da 10ª edição do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo, considerada a mais tradicional premiação da imprensa rural brasileira. A cerimônia aconteceu na noite do último dia 27 de outubro, em Porto Alegre, RS. Nas outras cinco categorias, os vencedores foram jornalistas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O jornalista mineiro Ariosto Mesquita, radicado há 25 anos em Campo Grande, MS, levou o troféu na categoria Revista com a reportagem “Ovo do Oriente”, veiculada na Revista Panorama Rural, de São Paulo. O trabalho disputou e venceu, na finalíssima, duas reportagens da Revista Globo Rural. “Ovo do Oriente” conta a saga os imigrantes japoneses da Colônia Jamic, de Terenos, MS que, depois de superarem inúmeras dificuldades são responsáveis hoje pela produção de mais de meio milhão de ovos/dia. É a quarta conquista da matéria que anteriormente conquistou o Prêmio OCB/MS de Jornalismo 2010, Prêmio Sebrae/MS 2011 e Prêmio Sebrae/Centro-Oeste 2011.

Feito inédito foi do jornalista Anderson Viegas, do Portal TV Morena, de Campo Grande, MS. Pelo segundo ano consecutivo ele faturou o 1º lugar na categoria Internet que, por sinal, foi dominada pelo Mato Grosso do Sul. Viegas disputou a finalíssima com os colegas João Humberto (reportagem no Campo Grande News) e Ariosto Mesquita (reportagem no Vale do Ivinhema Agora). Seu “bicampeonato” foi conquistado com a matéria “Construção Civil ajuda a impulsionar a silvicultura no Estado”.

Nas demais categorias foram vencedores César Dassie, da TV Globo, São Paulo (Televisão); Ana Paula Rocha Viana, do Jornal Extra, Rio de Janeiro (Jornal); Sérgio Ranali, Folha de Londrina, PR (Fotografia); Lucas Reis Rodrigues , EPTV, Brasília, DF (categoria 50 anos Massey Ferguson) e Luisa Roig, do Rio Grande do Sul (categoria estudante de jornalismo).

Os autores dos trabalhos classificados em 1º lugar pela comissão julgadora levaram para casa um prêmio de R$ 8 mil por categoria, exceção ao prêmio para estudantes no valor de R$ 4 mil. O Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo é promovido pela marca desde 2001.

Durante o evento também foi entregue o Destaque AGCO de Jornalismo Rural Brasileiro, que homenageia um jornalista, programa, veículo, empresa ou entidade que, de alguma forma, tenha contribuído para o desenvolvimento, promoção e valorização do jornalismo rural. Na edição 2011, o júri do prêmio reconheceu a forte atuação do grupo Bandeirantes de Comunicação no sentido de ampliar os espaços e fortalecer a cobertura do agronegócio em seus veículos de comunicação.

Confira abaixo os vencedores por categoria:

CATEGORIA TV
Trabalho: “Própolis Vermelha”
Jornalista: César Dassie
Veículo: TV Globo - São Paulo/SP

CATEGORIA JORNAL
Trabalho: “Prato feito de histórias”
Jornalista: Ana Paula Rocha Viana
Veículo: Extra – Rio de Janeiro/RJ

CATEGORIA REVISTA
Trabalho: “Ovo do Oriente.”
Jornalista: Ariosto Mesquita
Veículo: Revista Panorama Rural – Campo Grande/MS

CATEGORIA FOTOJORNALISMO
Trabalho: “O outro lado do pantanal”
Jornalista: Sergio Ranalli
Veículo: Folha de Londrina – Londrina/PR

CATEGORIA INTERNET
Trabalho: “Construção civil ajuda a impulsionar a silvicultura do Estado”
Jornalista: Anderson Viegas
Veículo: Portal TV Morena – Campo Grande/MS

CATEGORIA 50 ANOS JORNALISTAS
Trabalho: “O uso do agrotóxico no Brasil”
Jornalista: Lucas Reis Rodrigues
Veículo: EPTV – Brasília/DF

CATEGORIA 50 ANOS ESTUDANTES
Estudante: Luisa Roig - RS

Nenhum comentário: