domingo, 30 de outubro de 2011

Flamengo perde de virada para o Grêmio por 4 a 2 no Olímpico

O Flamengo perdeu para o Grêmio de virada, por 4 a 2, na tarde deste domingo no Estádio Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o clube carioca está em quinto lugar na tabela da competição (52 pontos), enquanto a equipe gaúcha está em nono, com 46. Os gols rubro-negros foram marcados por Deivid e Thiago Neves, enquanto André Lima (dois), Douglas e Miralles fizeram os gols do time do RS.

Flamengo marca dois gols

Na primeira vez em que tocou na bola, no primeiro minuto, R10 ouviu uma sonora vaia, mas deu um passe de calcanhar. Em seguida, durante a preparação para uma cobrança de falta, foi chamado de "pilantra", mas fez que não ouviu: bateu com precisão, a bola bateu na ponta dos dedos e Victor e bateu no travessão. Aos cinco, a primeira chance de gol do Grêmio, com Douglas chutando de fora da área para defesa de Felipe.

Cinco minutos depois, nova aproximação do Fla: Ronaldinho tabelou com Deivid, o atacante ficou cara a cara com Victor, mas finalizou bem distante do gol. Era um equilibrio total no nível técnico, mas também nas faltas duras: em dois minutos, Junior Cesar e Saimon receberam cartões amarelos. Aos 18, nova investida gremista: Douglas aproveitou sobra perto da pequena área, fintou Léo Moura e chutou com vontade, mas Felipe fez excelente defesa. No minuto seguinte, R10 fez jogada em velocidade com Tomás e ia marcar para o Rubro-Negro, mas Gilberto Silva travou na hora H, para delírio dos tricolores gaúchos.

O time carioca insitia e conseguiu o lucro, abrindo o placar aos 23: mais passes rápidos na entrada da área, Deivid aproveitou escorregão de Rafael Marques e chutou na saída de Victor. A partir de então, a equipe comandada por Luxemburgo tinha controle da posse de bola, estudando o melhor momento de tentar marcar o segundo.

Ronaldinho Gaúcho continua infernizando a defesa, até que Thiago Neves ampliou o placar aos 34, quase de surpresa: o meia chutou com a perna direita, a bola desviou nos marcadores gremistas e entrou caprichosamente no gol. O Grêmio, diante da desvantagem, esforçava-se para reagir ainda no primeiro tempo com Escudero e Douglas, mas esbarrava na desordem tática. Aos 40, Junior Cesar cruzou para o candidato a xodó Thomas, livre, chutar com força, mas o goleiro defendeu. No minuto seguinte, o time gaúcho mostrou que ainda estava presente no jogo, com o gol de André Lima: Marquinhos cruzou, Douglas escorou e o atacante girou e finalizou cruzado. Aos 45, Douglas deu um belo chute à distância, mas Felipe estava atento e espalmou. Após o fim do 1º tempo, R10 deixou o campo sem dizer uma palavra para a imprensa presente no estádio Olímpico.

A reação gremista

O início do segundo tempo reservou uma surpresa para o Flamengo: aos cinco, André Lima (que foi para o vestiário mancando), se livrou da marcação de Aírton e chutou no canto esquerdo de Felipe. Depois, o confronto ficou morno, com as duas equipes procurando brechas para invadir e finalizar.

Aos 30, uma trapalhada do setor defensivo do Flamengo quase se transformou em gol gremista: Léo Moura se confundiu com a bola, Escudero aproveitou, passou por Felipe, chutou, teve rebote, mas depois o argentino finalizou pela rede do lado de fora, já sem ângulo. A equipe comandada por Celso Roth continuou com a pressão, até marcar aos 34 minutos: Douglas entrou na grande área, fintou a marcação e chutou cruzado, fazendo o gol da virada.

Em seguida, R10 recebeu cartão amarelo por reclamação. A consolidação do Grêmio na partida ocorreu de vez aos 39: Miralles, que tinha acabado de entrar no lugar de Escudero, recebeu passe de Adílson, ajeitou e bateu colocado no ângulo, sem chance para Felipe. A torcida gremista explodiu de alegria no Olímpico. Aos 45, Ronaldinho Gaúcho teve a última chance de marcar com uma boa cobrança de falta, mas a bola passou pelo alto do travessão.

Ficha técnica

Grêmio 4 x 2 Flamengo

Estádio: Olímpico, Porto Alegre (RS)

Data/hora: 30/10/2011 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa)

Renda/Público: Não divulgados.

Cartões amarelos: Junior Cesar 14'/1ºT, Saimon (17'/1ºT), Douglas (43'/1ºT), Adílson (4'/2ºT), Fernando (13'/2ºT)
Gols: Deivid (23'/1ºT), Thiago Neves (35'/1ºT), André Lima (43'/1ºT e 5'/2ºT), Douglas (35'/2ºT), Miralles (39'/2ºT)

Grêmio: Victor, Mário Fernandes, Saimon (Edílson), Rafael Marques, Julio Cesar; Gilberto Silva, Fernando, Marquinhos, Douglas, Escudero (Miralles), André Lima. Técnico Celso Roth.

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Welinton, Alex Silva e Junior Cesar; Aírton, Renato, Thomás (Muralha), Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid (Diego Maurício. Técnico Vanderlei Luxemburgo.

Nenhum comentário: