quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Enem acontece neste fim de semana com 5,3 milhões de inscritos

Cerca de 545 mil que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) declararam na ficha de inscrição que tem objetivo de conseguir um certificado de conclusão do ensino médio, que pode ser obtido a partir do desempenho na prova. No total, 5,3 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2011, que também possibilita aos participantes a conquista de uma vaga em universidade pública ou uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Desde 2009, participantes maiores de 18 anos que não tenham concluído a educação básica por algum motivo, na idade esperada, podem conseguir o diploma do ensino médio através do Enem. O número de interessados cresce a cada ano, de acordo com um documento expedido pelas secretarias de educação e institutos federais, em 2009 foram 197 mil candidatos com objetivo de conseguir o diploma; em 2010, o número pulou para 539 mil.

O aluno precisa atingir notas mínimas, que são estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC), para pedir o certificado de conclusão por disciplina ou de toda a etapa. Apenas 69 mil chegaram a nota atingida e conseguiram o certificado, em 2009. Já em 2010, 110 mil atingiram a nota.

As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana em 14 mil locais de prova, às 13h (horário de Brasília). No sábado, as provas serão de ciências humanas e da natureza; no domingo, os candidatos responderão a questões de matemática e língua portuguesa, além da redação.

Nenhum comentário: