domingo, 23 de outubro de 2011

BOAS & NOVAS

ABRAÇO MERECIDO – O cerimonialista é o responsável pela organização do roteiro e condução de um evento ou solenidade, pelo cumprimento das normas protocolares em eventos oficiais, e do planejamento estabelecido junto aos seus contratantes. Compete a esse profissional, muito jogo de cintura e agilidade para minimizar qualquer imprevisto com elegância. Assim, por trás de um grande evento, haverá sempre um anônimo nos bastidores - fazendo tudo e assumindo todas as responsabilidades. No Dia 29 de Outubro, comemoramos em âmbito nacional, O DIA DO CERIMONIALISTA. (Na foto, matando saudade dos bons tempos em Cerimonial e Relações Públicas, a titular da coluna ladeada por Vera Rojas e Ana Paula Garcia).

ORIGEM DO CERIMONIAL - A origem do cerimonial remonta aos povos chineses, romanos e gregos, que tinham como prática a realização de grandes rituais comemorativos de bodas, torneios de arqueiros, funerais, banquetes e festividades relacionandas à maioridade dos jovens. No século XII a. C., os chineses escreveram três obras que são praticamente o primeiro registro sistematizado de regras de cerimonial. Na Idade Média, as normas protocolares passaram a ser adotadas nas cortes feudais da Itália, Espanha, França e Áustria, sendo gradativamente aperfeiçoadas. No Brasil, a profissão de cerimonialista é regulamentada pelo decreto n° 70.274, de 9 de março de 1972 - a única legislação vigente no país referente às regras de cerimonial público. Em Mato Grosso do Sul, a data foi instituída pela lei nº 3.543/08, proposta pelo deputado Rinaldo.

PROJETO EDUCATIVO - A vice-governadora de MS Simone Tebet participou na manhã de quinta-feira da entrega de prêmios aos alunos vencedores do I Concurso de Redação do projeto “TRE na escola-cidadã”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul que teve como tema “Política e Educação constroem o cidadão”. As cinco melhores redações foram premiadas com notebooks, celulares e máquinas fotográficas, durante a solenidade que aconteceu no auditório do TRE-MS.

FIM DE UMA ERA - Muammar Kadafi, o ditador que ficou mais tempo no poder está morto. Seu corpo mutilado vem sendo exibido pela mídia e sua morte celebrada como o símbolo do fim da tirania na Líbia. Agora a médio e curto prazo ninguém sabe o que vai acontecer. Mas uma coisa é certa: a era dos ditadores anda com os dias contados e o mundo respira mais leve sem Kadafi!

MORNO - Enquanto isso, os Estados Unidos que sempre foi o grande gerente das negociações no mundo, age com cautela. O presidente Barack Obama vai procurar conversar sobre a atual situação da Líbia, e se manter em uma posição que lhe permita restringir suas energias. No momento, Obama tem muitos problemas internos para revolver. Assim, é quase certo que o presidente norte-americano decidirá ficar nem tão longe para demonstrar força – e nem tão perto para não se envolver demais.

ÓTIMO – Apesar das incertezas de todo tipo sobre a Copa no Mundo de 2014 no Brasil - pelo menos um dos casos mais atribulados que envolvem o tema finalmente foi resolvido. A Fifa confirmou que São Paulo será mesmo a sede da abertura do torneio.

PÉSSIMO – No Rio de Janeiro o ENEM já começa dando errado na emissão de correspondências enviadas aos candidatos com o endereçamento incompleto ou incorreto sobre o local de realização das provas que ocorreu no último sábado (22), em todo Brasil..

JARY CASTRO 25 - Neste domingo, 23 de outubro, às 11 horas, estaremos acompanhando o lançamento da campanha para reeleição do amigo JARY CASTRO, à presidência do Crea-MS. O evento será na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande (AEACG). Endereço: Avenida Cel. Porto Carreiro, 816, Jd Vilas Boas.

ASSIM FOI DITO...
“Hoje o governo da Líbia anunciou a morte de Muammar Khadafi. Este acontecimento assinala o fim de um longo e doloroso capítulo para os cidadãos da Líbia que têm agora a oportunidade para decidir o seu próprio destino em uma nova e democrática Líbia”. (BARACK OBAMA, presidente norte-americano em pronunciamento oficial na Casa Branca).

“Pretendemos imunizar 100 mil cães e 20 mil gatos, mas a intenção é vacinar toda a população canina e felina da Capital”. (Maria Aparecida Conche, médica veterinária sobre a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos que começou no último sábado, em Campo Grande).

“O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção (...)”. (ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio, segunda questão na prova realizada no último sábado de Ciências Humanas e suas Tecnologias).

“Desejo a ele o arrependimento e que compreenda o ferimento que causou. Só se perdoa quem pede desculpas e está arrependido”. (WANESSA CAMARGO, ao se pronunciar sobre as afirmações do humorista Rafinha Bastos, que disse que “comeria” a cantora e também seu filho, que está para nascer).

“Apenas os que são pais podem entender a profunda alegria que Carla e eu sentimos. Também espero que entendam que é uma alegria ainda mais profunda por ser algo particular”. (NICOLAS SARKOZY, presidente da França, em entrevistas para os jornalistas sobre o nascimento da filha com Carla Bruni).

“O homem sensato se adapta ao mundo ao seu redor”. (Do filme MENTES QUE BRILHAM) .

“Nós tivemos este ano tantas parcerias produtivas, sólidas e diferenciadas que o resultado não poderia ser outro. A Casa Cor MS agrega um valor esplêndido ao profissional, ao fornecedor e ao parceiro”. (VAGNER GIGLIO, diretor de franquia da Casa Cor MS, que encerrou a mostra semana passada com êxito).

“É preciso sonhar para continuar vivendo”. (STEVE JOBS, o homem que transformou a tecnologia em algo inovador).

"Não sou mais presidente, por sorte não tenho que opinar sobre uma coisa que é sempre desagradável, demitir alguém. Mas acho que ela (Dilma) deve estar considerando alguma coisa". (FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, ao ser questionado pelos jornalistas sobre a decisão da presidente de manter o ministro Orlando Silva no cargo).

SHOW ARTE MS 2011 - Será realizado no dia 5 de novembro o Show Arte MS 2011 – a grande festa do artesanato em MS. O evento contará com a participação de três renomados artistas de SP: o especialista em forração de tecidos em caixas de madeiras com Hélvio Mendonça, Decaupage em relevo com o artista Mamiko, e pintura em tecido na técnica molhada com Luis Moreira. Local: Rua ao lado da Pepelaria Fradelli da Avenida Mato Grosso, 3059, no Bairro Santa Fé. Entrada Franca.

DICA LEGAL – Quem nunca saiu para almoçar ou jantar fora e de repente deixou cair molho na roupa? Pois é...então anote ai: cubra a mancha de gordura imediatamente com talco (um bom restaurante sempre tem reservado a mão, chame o garçom e pergunte), e deixe ficar por várias horas. Se não desaparecer, experimente colocar um pedaço de papel de seda sobre a mancha e por cima deste ferro quente.

TIM-TIM – Feliz aniversário e muitos anos de vida para os amigos aniversariantes da semana: Madre Santa Multimarcas (24), Vania Barra (25), Américo Yule (25), Henrique Henrin Coelho Neto (26), Lilian Lourdes Grellmann (27), Edimara Rita Barbosa (28), Jeff Ceni (29), Djalma Loubet (30) e Dia das Bruxas (31)...!!!

EM DIA COM A SAÚDE - Caminhar continua sendo o melhor remédio. Além de fazer bem à saúde; entre outros tantos benefícios, prolonga a vida e reduz o índice de doenças cardíacas, apoplexia e diabete tipo 2. No caso das mulheres, caminhar 30 minutos por dia é o ideal. Assim, vários dias por semana, ajudam a aumentar a densidade óssea.

ENCERRAMENTO - A Casa Cor MS encerrou sua mostra no dia 19 (quarta-feira) registrando 25.130 visitantes. Durante os 48 dias de exposição, os visitantes puderam conhecer os 34 ambientes inéditos assinados por 62 profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo de Mato Grosso do Sul. A Casa Cor continua sendo a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, com franquia em 17 cidades brasileira e quatro no exterior. Foi aberta ao público em MS de 2 de setembro a 19 de outubro.

NA VIDA: Não deixem seus filhos à revelia! O principal papel dos pais é educar, educar e educar, dando sempre bons exemplos para mostrar aos filhos a real importância das coisas certas. Quem ama educa com respeito, amor e firmeza. Até a semana que vem!

Cristiana Carneiro
Cristiana@jornaldacidadeonline.com.br

Nenhum comentário: