quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alisamentos a base de formaldeído podem causar câncer

Os cabelos são uma parte muito especial do nosso corpo e merecem toda a nossa atenção, afinal têm o poder de modelar o rosto e podem modificar completamente um look. Mas, antes de submeter os fios a qualquer tratamento, é necessário pesquisar bem para não prejudicar a sua saúde.

Uma reportagem do jornal "The Washington Post" contou a história de Adélia Varga, uma mulher de 38 anos que veio ao Brasil e levou daqui alguns produtos de alisamento de cabelo para o salão de beleza em que trabalha, nos EUA.

A moça, crente que estava levando para suas clientes o melhor dos cosméticos alisantes, foi surpreendida com o alerta de fiscais de saúde norte-americanos, que disseram que os produtos para alisamento que contém a substância formaldeído em sua fórmula poderiam prejudicar a saúde e causar câncer. Tanto a cabeleireira quanto suas clientes corriam o risco.

Foto: Reprodução de Internet

Grande parte dos alisantes de cabelo contém formaldeído, ou então alguma substância química que o libere.

Segundo o Cosmetic Ingredient Review, um painel financiado pela indústria cosmética e apoiado pelo Food and Drug Administration (FDA, a agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA), "nas práticas atuais de uso e concentração de formaldeído, os produtos para o alisamento de cabelo com formol e glicol de metileno são inseguros. Entre as ameaças para a saúde estão a alta concentração química do produto, o uso excessivo do produto nos cabelos e a ventilação inadequada durante a aplicação".

Quem entra em contato com o formaldeído pode apresentar corrimentos no nariz, lágrimas nos olhos, queimação na garganta, tosse, chiado e até mesmo perda de cabelos e vômitos.

Proibido na Austrália, Canadá e Europa, este tipo de produto ainda é utilizado no Brasil. Então, é preciso ficarmos atentas. Vale a pena ter as madeixas lisinhas e brilhantes se isso é capaz de comprometer nossa saúde?

Nenhum comentário: