segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dilma oferece ajuda à Turquia, onde terremoto matou mais de 270 pessoas

AFP

A presidente Dilma Rousseff enviou nesta segunda-feira, dia 24, uma mensagem de apoio e solidariedade à Turquia. O país, por onde a petista passou durante a viagem à Europa no começo do mês, foi atingido no domingo por um terremoto de magnitude 7,2.

Dilma ofereceu ajuda emergencial e também para a reconstrução das áreas devastados pelo tremor. Foi o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, quem transmitiu a mensagem ao chanceler turco, Ahmet Davutoglu.

O Itamaraty disse que “manifesta ao governo e ao povo da República da Turquia sua solidariedade e as mais sinceras condolências pelas perdas humanas causadas pelo terremoto”. “Em telefonema hoje [24] para o chanceler da Turquia, Ahmet Davutoglu, o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, transmitiu ao governo da Turquia a pronta disposição do Brasil de prestar assistência emergencial e colaborar com os esforços de reconstrução”, completa a nota.

O terremoto atingiu a região de Van, na fronteira com o Irã. Pelo menos 279 pessoas morreram e outras mil ficaram feridas, mas o temor é que o número seja muito maior. Não há um balanço dos desaparecidos, e equipes de resgate trabalham para localizar sobreviventes sob os escombros.

Nenhum comentário: