segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estados do sul do Brasil criam projeto piloto de revitalização em áreas comerciais

Líderes apresentam primeiros resultados em Florianópolis

Estiveram reunidos em Florianópolis (SC) líderes dos estados da região Sul do Brasil e, do Mato Grosso do Sul, no 2º Encontro de Revitalização dos Espaços Comerciais, realizado pelo Sebrae e Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, no dia 21.

Resultado da parceria entre Sebrae, poder público e associações empresariais, o projeto piloto Revitalização tomou diferentes proporções em cada região. “Os estados tiveram autonomia para testar e potencializar as ferramentas de gestão e inovação”, explica o diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

Representando Mato Grosso do Sul no evento, o prefeito Celso Vargas, de Maracaju, enfatizou: “o projeto vai gerar autoestima tanto na população quanto nos comerciantes”. Participante do painel de cases de sucesso, Vargas e um grupo de empresários discutiram a viabilidade e as potencialidades do projeto em cada município. “É um desafio para todos os elos envolvidos nessa ideia que, com certeza, vai trazer um retorno duradouro”, reitera Spyros Diamantaras, do Sebrae/SC.

Primeiro palestrante do evento, Cláudio Forner, o conselheiro de Roberto Justus no programa “O Aprediz”, explicou a necessidade de revitalizar espaços públicos em prol do desenvolvimento local: “devido ao olhar exigente do público, os empresários de shopping precisam estar atentos as melhorias na infraestrutura garantida ao cliente, para manter a competitividade”.

Em Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Jardim, Campo Grande e Maracaju participam do projeto. Na capital da linguiça, o projeto Shopping a Céu Aberto envolve os 60 comércios localizados na rua 11 de Junho, a principal rua que conecta a cidade a outros municiípios e, prevê investimentos na infraestrutura e no layout da Rua. Simultaneamente, os empreendedores são capacitados para melhoria no atendimento ao cliente e no conceito da vitrine. Com a melhoria das fachadas, calçadas, sinalização, entre outros itens, o espaço se torna um ponto de referência tanto para a comunidade local quanto para os turistas.

“Estamos no caminho a Ponta Porã e queremos atingir esse público de viajantes que estão de passagem, com boas ofertas”, afirma o empresário Thiago Cerilo. Dono de três lojas que trabalham num misto de sorveteria e revistaria em Maracaju, Cerilo anima-se ao projetar seu negócio no futuro. “Como meu objetivo é transformar em franquia e, sei que tenho um longo caminho, vou aderindo às oportunidades que surgem”. Ávido por eventos no setor, o empresário capacita seus 13 funcionários visualiza sua marca no futuro próximo. “O investimento no layout da loja vai me garantir uma identidade visual e o projeto só vem a acrescentar”, finaliza.

O presidente da Associação Empresarial de Maracaju, Jézu Emerick Guimarães, que participou do evento junto a delegação do Estado, resumiu. “Aqui conhecemos as dificuldades que os empresários enfrentam nos outros municípios e as soluções encontradas”.

O projeto Shopping a Céu Aberto pretende promover a revitalização da rua 11 de junho, no centro da cidade, e fortalecer o comércio e tornar um ponto de referência para turistas e população local.

O objetivo do encontro é unir as lideranças para a troca de ideias e informações dos projetos que possuem em comum, além de participar de um dia de evento com a programação voltada especificamente para o tema “Revitalização”.

Fotos: João Paganella
Legenda: Empresários e prefeito discutem o andamento do projeto em cada Estado

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