quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estudo diz que consumo de maconha causa conflito entre partes do cérebro

Um estudo produzido pela Uninversidade de Bristol, na Inglaterra, apontou para um defeito de comunicação caótico entre os dois lados do cérebro, referentes à memória e ao comportamento, a partir do consumo de maconha. O trabalho mostra também que a prática pode causar problemas neurofisiológicos e de conduta.

A descoberta traz uma comparação da atividade cerebral após a interferência da substância com a alteração provocada pela esquizofrenia, indicando operações descoordenadas e inexatas.

Durante o estudo, os cientistas fabricaram um composto que se assemelha ao princípio psicoativo da cannabis e deram para ratos. Os animais foram colocados em um labirinto. Ao medirem as ações cerebrais dos animais, os pesquisadores verificaram um caos incomum na sincronia entre as duas regiões do cérebro, apesar de modificações sutis individualmente.

Segundo o o neurocientista Matt Jones, autor do novo estudo que foi publicado no "Journal of Neuroscience", a mente funciona como uma orquestra, onde cada subseção especializada deve atuar de forma sincronizada a partir de um sinal central. Com a maconha, as estruturas cerebrais fundamentais para a memória e para as decisões entrariam em discordância, assim como na esquizofrenia. O autor ressaltou ainda que estudos recentes comprovaram que o consumo da cannabis pode provocar sintomas da doença em indivíduos sãos.

Nenhum comentário: