sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vôlei feminino do Brasil supera Cuba e fatura ouro no Pan do México

A Seleção Brasileira de vôlei feminino derrotou Cuba por 3 sets a 2 na final disputada entre a noite desta quinta e a madrugada desta sexta, pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, e conquistou a medalha de ouro. As brasileiras "devolveram" a derrota ocorrida para as cubanas no Pan do Rio, em 2007, quando ficaram com a prata.

O Brasil abriu quatro pontos de vantagem, fazendo com que o técnico cubano Juan Gala pedisse tempo, o que não resolveu, pois o time brasileiro manteve a eficiência no saque e no bloqueio, abrindo em 11/3 e depois fechando em 25/15 em vinte minutos. O segundo set foi marcado pela presença maior das cubanas em quadra. A equipe de José Roberto Guimarães ainda diminuiu a diferença no placar de seis pontos para um, mas Cuba fechou em 21/25.

A Seleção Brasileira abriu 8/5 no terceiro set e a teimosia das cubanas trouxe uma recuperação em dois pontos de saque. A partida voltou a ficar disputada ponto por ponto. Fernanda Garay era o destaque do Brasil, que aproveitou dois erros de saque para encerrar em 25/21. O quarto set passou a ser o mais disputado. As caribenhas abriram 18/13, em parcial que tinha direito a rali. Cuba alcançou o 24º ponto, o Brasil insinuou reação com Fernanda Garay, mas as rivais cravaram 21/25 e levaram o jogo para o tie-break.

A tensão tomou conta da quadra, passe após passe. A diferença no placar para o Brasil não ia além de dois pontos. Com toda a raça possível, o Brasil alcançou o match-point, até que Dandara em um ataque fez o ponto decisivo e fechou em 15/10.

Nenhum comentário: