domingo, 23 de outubro de 2011

Boca de urna confirma reeleição de Cristina Kirchner na Argentina


Uma pesquisa de boca de urna realizada neste domingo e encomendada pelo próprio governo confirma a expectativa de reeleição da presidente da Argentina Cristina Kirchner. De acordo com os números, Cristina deve ter 55% dos votos, contra 14% de seu principal adversário, o socialista Hermen Binner.

- Reeleição considerada histórica

Em agosto, as inéditas eleições primárias realizadas no país deixaram a atual presidente com ampla vantagem em relação aos concorrentes. "Estamos culminando um processo político que começou com as primárias, que acredito que vai ser fundamental porque combina com nossos sistema eleitoral e vai abrir mais para a participação de todos os partidos", disse Cristina, que votou às 11h47 (12h47 no Brasil) em Río Gallegos, seu reduto eleitoral na província de Santa Cruz.

A presidente voltou a lembrar do marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, cuja morte completa um ano. "Nesse momento particular para mim, não posso evitar de lembrar, porque além de presidente sou uma mulher e mulher de um homem que marcou a vida política da Argentina, que marcou uma etapa histórica diferente do nosso país".

Oposição: eleição foi tranquila

Sem dar muitas declarações, socialista Binner, da Frente Ampla Progressista, classificou a eleição como "tranquila". Binner lembrou da agressão sofrida pelo candidato a prefeito Carlos Maldonato por um grupo de pessoas na cidade de Ingienero Juárez, dizendo que teve alguns uma situação desagradável em Formosa, mas nada demais.

Nenhum comentário: