domingo, 23 de outubro de 2011

Terremoto de magnitude 7,3 atinge a Turquia

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a Turquia na manhã deste domingo, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O tremor aconteceu por volta das 8h41, horário de Brasília, a 19 km a nordeste da cidade de Van, próximo a fronteira com o Irã. A profundidade foi de 95,4 km.

Segundo autoridades locais, a magnitude foi de 6,6, informou a TV privada NTV.

Cerca de 50 pessoas ficaram feridas, informou a agência Antolia. Mas não há detalhes sobre a gravidade. Há relatos sobre pessoas presas em escombros de edifícios que ficaram destruídos.

A agência registrou também que houve réplicas. E o Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou uma réplica de magnitude 5,6.

As imagens na TV mostravam prédios e carros destruídos, atingidos por escombros,

e moradores em pânico nas ruas. Bekir Kaya, o prefeito de Van, pediu que as pessoas mantivessem a tranquilidade. Moradores que tentavam deixar a cidade, causaram congestionamento.

Segundo a imprensa local a cidade está sem telefonia e eletricidade. O premiê turco, Tayyip Erdogan, irá ao local para ver os danos.

Um jornalista da agência Reuters em Hakkari, a 100 km ao sul de Van, relatou que sentiu o prédio onde estava tremer por dez segundos.

Nenhum comentário: