sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Com três meses de curso, alunos de Engenharia realizam mostra

Atividade demonstrou a capacidade dos estudantes em criar alternativas sustentáveis para o litoral paulista
Campus Santos - Ponta da Praia
foto Divulgação ESAMC
A ESAMC Santos promoveu na última quarta-feira (19) a II Mostra de Engenharia. O evento reuniu 16 projetos desenvolvidos por alunos do primeiro semestre dos cursos de Engenharia Civil, Produção e Computação, sob o tema “Preservação e recuperação ambiental”.

Dentre eles, foram apresentados soluções para água de lastro, energia hídrica, coleta seletiva de óleo, asfalto ecológico, reaproveitamento de sobras de construção civil, conscientização de descarte de material de higiene pessoal e ocupação de áreas de mangue. “Pesquisamos vários tipos de impacto ambiental e adequamos a nossa região (litoral paulista)”, contou o estudante Kleber Adilson Vaz Vasques, 21 anos.

Três meses após o início das aulas, o universitário Renier Paiva Gomes, 33 anos, diz ter gostado da iniciativa. “Desenvolver um projeto com pouco tempo de curso foi uma experiência muito legal”.

O futuro engenheiro civil Mauro Oliveira Conceição Neto, 28 anos, afirmou que a mostra apresentou novidades que até então desconhecia. “Com este projeto eu conheci muita coisa da área que nunca tinha ouvido falar, mesmo já atuando neste setor”.

E a expectativa de todos os estudantes envolvidos no evento era ver sua ideia sair do papel. “O que nos rege na Engenharia é produzir novidades que venham melhorar a vida das pessoas. Não temos respaldo financeiro para lançá-los agora, mas um dia quem sabe”, afirmou o aluno Bruno Santos da Silva, 23 anos.

Este entusiasmo, fez com que o professor responsável pela II Mostra de Engenharia ESAMC Santos, Ronaldo de Souza Barcala, revelasse que o objetivo de despertar o estudante para o que é Engenharia e qual é a função do engenheiro foi atingido. “Fiquei feliz com o que conseguimos realizar. Ainda estamos no começo de todo um processo acadêmico, mas esta experiência fez com que todos ganhassem mais bagagem para dar continuidade ao curso”.

Segundo Kleber Adilson esta expansão de conhecimento é uma marca da faculdade. “O diferencial da ESAMC Santos é forçar o aluno a criar e a trabalhar com projetos do dia a dia. Eu já estudei em uma faculdade pública e comprovo que a ESAMC é diferente”.

A mesma opinião foi partilhada pela colega de classe Paola Ribeiro de Micena, 22 anos. “A ESAMC Santos está de parabéns porque tem provado que forma profissionais de verdade e não distribui apenas diplomas”.

A faculdade está localizada na rua Doutor Egydio Martins, 181, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Outras informações são encontradas no site www.esamc.br.

Por Emanuelle Oliveira
Jornalista - Mtb 59.151

Nenhum comentário: