sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Uso de aspirina reduz chances de câncer de próstata, revela estudo

Homens com câncer de próstata que tomam anticoagulantes, como a aspirina, têm reduzido o risco de morte pela doença. É o que revela um estudo da University of Texas Southwestern Medical School, nos Estados Unidos.

De acordo com os pesquisadores, o risco de morte da doença cai de 10% para 4% em 10 anos com o uso desses medicamentos nos pacientes que passam por cirurgia e radioterapia. As chances de desenvolver metástase óssea também é diminuída.

O estudo concluiu que o benefício é melhor quando a aspirina é utilizada em vez dos outros tipos de anticoagulantes. Os pesquisadores afirmam que os anticoagulantes agem evitando que o câncer se espalhe, ou seja, que ocorra a metástase das células danificadas, e a formação de novos tumores.

Uma notícia animadora para os pacientes com câncer de próstata de alto risco é que foi constatado também que o benefício dos anticoagulantes é até maior em pacientes deste grupo. Mas o estudo terá que passar por mais pesquisas para entender melhor como os anticoagulantes agem no organismo.

Nenhum comentário: