sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Seminário valoriza a silvicultura como alternativa econômica para MS

O 2° Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio, que acontece em Inocência de 23 a 24 de novembro, traz como pano de fundo uma alternativa para a equação de elevar a produtividade da pecuária sem aumentar a área de pasto: a integração da floresta com a criação de gado. Realizado em setembro em Aparecida do Taboado, o evento vai abordar a cadeia produtiva da seringueira e do eucalipto a partir das perspectivas que a silvicultura traz para o agronegócio do Estado.

O presidente do Fórum da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, ressalta que além de favorecer o rebanho, uma vez que o gado precisa de sombra, o sistema de produção conjunta de madeira e gado é viável economicamente pelo elevação de produtividade. “A produção consorciada de florestas e pecuária aumenta a capacidade de suporte de animais por hectare, porque demanda o fortalecimento do solo”, destacou.

Para o dirigente, o desenvolvimento conjunto das atividades e, consequentemente, a elevação do rebanho nacional, poderia ser alavancada a partir da criação de linhas de crédito para a recuperação de pastagens. “Recuperar a pastagem significa aumentar a capacidade de suporte, porém, nem todos tem condições de aumentar o número de animais”, argumenta.

O seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio é uma iniciativa do Paniel Florestal e tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). O evento inicia às 8h30 de terça-feira, 23, com a palestra do diretor do Grupo Polifer, Getúlio Ferreira Junior, “Porque plantar seringueira é um bom negócio!”. Às 9h15 o engenheiro agrônomo da Fazenda Santa Helena, Marcos Murbach, fará a palestra “O manejo correto da seringueira”. Encerra a manhã o representante do portal Assisthe, Marco Cerqueira, com a palestra “O mercado de seringueiras e novas tecnologias”.

Na programação da tarde, a palestra “Porque plantar eucalipto é um bom negócio!”, com o engenheiro agrônomo Pedro Frâncio Filho; “Parcerias com o produtor rural”, com o diretor da Florestal Brasil, Antônio José, e palestras técnicas sobre a parceria pecuária e floresta. Na quinta-feira, 24, pela manhã, haverá visitas técnicas a plantios de eucalipto e plantio de seringueira (Fazenda São Manoel).

Seminário
O 2° Seminário Plantar Florestas é um Bom Negócio apresentará ainda informações sobre investimentos, mercado e oportunidades de negócios. O evento será realizado no Centro Recreativo e Esportivo de Inocência/MS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.seminarioflorestal.com.br.

Por:Graziela Reis/Jornalista/DRT/MS 748

Nenhum comentário: