terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cientistas descobrem 'gene do sono'

Um estudo desenvolvido com mais de dez mil pessoas de diversos países da Europa descobriu a variação genética que pode fazer com que as pessoas precisem se mais (ou menos) horas de sono diárias. Esta explicação científica sobre o sono explica o fato de que as pessoas diferem na necessidade de horas a dormir para se sentirem descansadas.

De acordo com a pesquisa, pessoas que possuem o gene ABCC9 precisam de 30 minutos a mais de sono por dia. Este gene atua como sensor de níveis de energiano corpo humano. Os cientistas acreditam que futuramente se saberá como essa variante genética regula o tempo de sono que cada indivíduo necessita.

"Com frequência, a tendência a dormir por períodos mais longos ou mais curtos é um traço de família, apesar do fato de que a quantidade de sono de que as pessoas precisam pode ser influenciada pela idade, latitude, estação do ano e ritmo circadiano (período de aproximadamente um dia - 24 horas - em que se baseia o ciclo biológico do corpo humano)", disse o especialista Jim Wilson, da University of Edinburgh.

Nenhum comentário: