segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Incêndio no Texas mata pelo menos dois e destrói centenas de casas

Uma mulher de 20 anos e a filha de apenas 18 meses morreram após forte incêndio florestal no Texas, nesta segunda-feira. Mais de 60 pontos foram afetados pelo fogo, conduzido por ventos fortes. Centenas de casas também foram destruídas com incêndio. Podem haver outras vítimas.

Durante o ultimo domingo, o serviço florestal texano atendeu a 63 chamadas sobre o novo incêndio em uma área de mais de 13 mil hectares. O pior foco de queimada foi no Complexo do Condado de Bastrop, com uma área atingida de 10 mil hectares e pouco mais de 26 quilômetros, conseguindo atravessar uma estrada que as autoridades imaginavam servir como barreira.

Na região de Steiner Ranch, em Austin, outro incêndio levou à desocupação de cerca de mil casas. No subúrbio de Pflugerville, também em Austin, cerca de 200 outras casas foram abandonadas e mais 150 moradias foram deixadas para trás em Longview, no leste do Estado.

A campanha do governador Rick Perry, pré-candidato republicano à presidência, foi interrompida para que o candidato voltasse da Carolina do Sul para o Texas na manhã desta segunda. Em comunicado, ele pediu cuidado extremo durante os efeitos do incêndio que estão trazendo danos "tanto as áreas rurais quanto urbanas".

Mais de 1,5 milhão de hectares foram devastados por incêndios parecidos desde novembro de 2010. Um prejuízo de cerca de US$ 5 bilhões para o setor agrícola do estado foi acumulado e não há sinais de uma melhora breve.

Nenhum comentário: