segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Governadores se juntam para pedir mais recursos para a saúde

Um grupo de governadores se juntou para divulgar uma nota nesta semana pedindo "maior aporte de recursos" para a saúde e apoia o pedido da presidente Dilma Rousseff para que o Congresso aponte novas fontes de recursos para a área.

Eles defendem o discurso do governo de criar um novo imposto, como a extinta CPMF, ou aumentar a taxação de produtos como cigarros e bebidas para custear a saúde, já a regulamentação da emenda 29, que aumenta as verbas para a saúde, será mais sentida nos cofres estatais sem uma nova fonte de verbas.

De acordo com o jornal "Folha de São Paulo", até ontem o documento já havia recolhido as assinaturas dos governadores do Nordeste e do PT, somando 12 assinaturas. Outros sete já se comprometeram a assiná-la.

Os governadores do Ceará, Cid Gomes (PSB), e da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), tomaram a frente da ação e já começaram a se movimentar para lançar uma nota de apoio ao Planalto. "O problema do financiamento da saúde não é só do governo federal, é de todos os Estados", disse Gomes que informou que já há assinaturas de governadores da oposição.

Nenhum comentário: