
Nesta terça-feira, a Justiça paulista determinou ao São Paulo devolver a Taça das Bolinhas. O clube ainda terá que entregar a Caixa Econômica Federal o dinheiro que recebeu com a aquisição do troféu por ter sido considerado o primeiro detentor dos cinco títulos nacionais.
O Flamengo deverá se pronunciar nas próximos horas sobre o assunto. A tendência é que o time carioca possa comentar sobre a notícia ainda esta tarde.
Entenda o caso
Em 1987, os principais clubes do país decidiram organizar o Campeonato Brasileiro por conta própria (criando o que ficou conhecido como Clube dos 13), com o nome de Copa União. A CBF determinou a divisão entre dois módulos, com os dois primeiros colocados de cada chave disputando um quadrangular final. Flamengo e Internacional, vencedores do Módulo Verde (que equivalia a Série A), se recusaram a disputar a fase final contra Sport e Guarani, finalistas do Módulo Amarelo (equivalente à Série B).
A CBF declarou o Sport como legítimo campeão brasileiro de 1987, enquanto o Flamengo conquistou a famosa "taça das bolinhas", se considerando até os dias atuais como hexacampeão brasileiro. A discussão foi parar na Justiça. Em dezembro de 2010, a entidade declarou que os torneios nacionais disputados desde 1959 seriam considerados títulos de Campeonato Brasileiro, fazendo com que os dois clubes dividissem a conquista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário