
O deputado Mendonça Filho (DEM) apresentou à Câmara na terça-feira, dia 20, um projeto para impedir o aumento de 30% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros importados. Segundo o parlamentar, seu partido também estuda ir à Justiça contra a medida.
Mendonça discordou da justificativa do governo de proteger a indústria nacional com o reajuste da tributação, oficializado por meio de decreto presidencial na semana passada. A reserva de mercado, para ele, é uma proteção artificial e um intervencionismo indevido, que no ramo da informática, por exemplo, só trouxe atrasos para o país.
“A medida é um duro golpe no consumidor, motivado pelo lobby da indústria automobilística. O governo adotou uma postura intervencionista, prejudicando principalmente a classe média que vai comprar carro mais caro”, justificou o deputado. “(O projeto apresentado) é um ato de demonstração política do Parlamento e um sentimento da sociedade.”
Já nesta quarta, o jornal oficial “China Daily” afirmou que o país pode investir na instalação de montadoras no Brasil, devido ao aumento do imposto. A avaliação foi de um diretor ligado ao Ministério do Comércio chinês, apesar das fortes críticas da indústria à medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário