
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Reitoria no bairro do Canela, centro de Salvador. A homenagem é prestada a pessoas eminentes que tenham se destacado em áreas como artes, ciências ou causas humanitárias.
A proposta de conceder o título ao ex-presidente foi feita pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. A diretora dos cursos, Maria Vitória Espinheira, afirmou que essa é uma forma de homenagear o homem que resultou na fundação de movimentos sociais. Ela disse que ele é um intelectual da política e seu conhecimento é parte da humanidade.
Lula agradeceu o título e afirmou que a Bahia sempre se destacou por causa da pluralidade cultural na construção da nacionalidade.
Com este título, Lula soma seis prêmios de reconhecimento oferecidos por instituições acadêmicas, entre elas, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade de Coimbra, em Portugal.
Estudantes manifestavam do lado de fora
Cerca de cem estudantes tomaram a porta da reitoria para protestar durante o discurso de Lula. Eles pediam, entre outras coisas, mais verbas para a educação.
Seguranças barraram a entrada dos estudantes no salão onde acontecia a cerimônia, porém, quando ela terminou, os manifestantes chegaram a trocar empurrões com os seguranças, romperam o cerco e conseguiram se aproximar de Lula.
Os estudantes ficaram no local até a saída do presidente, que chegou a conversar com alguns deles, gritando palavras de ordem como " É ou não é piada de salão, tem dinheiro pra Copa, mas não tem pra educação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário