Nesta quinta-feira, os médicos responsáveis pelo tratamento de Ricardo Gomes informaram novas boas notícias. De acordo com os profissionais, o técnico está recobrando a consciência progressivamente. O comandante também já consegue apertar a mão, atender a comandos verbais e ainda teria esboçado um sorriso quando foi comunicado sobre a vitória do Vasco.
"Ele está atendendo comando verbais, apertando a mão, os sinais neurológicos estão excelentes. Não fala porque segue entubado. Tinha sangue dentro do tecido cerebral que foi retirado na cirurgia. A tomografia mostrou absorção de 80% e o restante vai desaparecer nas próximas horas. A evolução é favorável. Ele ate esboçou um sorriso ao contarmos que o Vasco tinha vencido", explicou o neurocirurgião, José Antônio Guasti.
O treinador está menos sonolento e começa a mexer os membros, segundo o clínico Fábio Miranda. "Evolução é contínua e satisfatória. Há sinais de melhora, principalmente no que diz respeito ao nível de consciência. Está progressivamente menos sonolento, se concentrando mais com o meio, abre os olhos, movimenta mais os membros espontaneamente, o direito, ainda reduzido, mas dentro do esperado. A monitorização clínica, os exames laboratoriais e a nova tomografia também mostram evolução. Nenhum sinal de complicação. Continuamos animados", contou.
Mesmo sem poder definir se o técnico terá sequelas, o médicos estão otimistas em uma recuperação de 100% com a fisioterapia. Segundo o neurocirurgião, o quadro de saúde do comandante está evoluindo de forma positiva. Ele explicou que o lado esquerdo está normal, mas o direito precisa passar do grau dois para o cinco.
"Ainda precisamos aguardar o despertar total para avaliar. Mas hoje o Ricardo se encontra em grau dois, sendo o cinco o ideal. Com a fisioterapia, ele tem chance de recuperar os movimentos praticamente em sua totalidade. Só o fato de, neste quadro atual já ter uma movimentação satisfatória, nos dá a esperança de alcançar a recuperação em um futuro próximo. Mas ainda é recente. E vale lembrar que o lado esquerdo está normal", disse.
Algumas observações em Ricardo Gomes animam os médicos. Ele reconhece os amigos e familiares. Outra boa notícia, é a de que acreditam que a voz do técnico não parece ter sido afetada. "A fala, em princípio, não parece ter sido atingida. Mas ele segue entubado e só vamos ter essa noção quando o tubo for retirado, o que deve ocorrer nas próximas 24 horas", contou Guasti.
Ainda de maneira leve, Ricardo Gomes está fazendo quatro sessões de fisioterapia por dia. Durante o exercício, o aparelho de respiração foi retirado por alguns instantes e o comandante reagiu bem.
"São quatro sessões de fisioterapia. Por enquanto, a nossa equipe movimenta de forma passiva os membros para amenizar a atrofia muscular. Quando ele passar a obedecer 100% dos contatos, passará a ser ativa também. O respirador também foi retirado em alguns momentos e nas próximas 24 horas, quando ele deve deixar de ficar entubado, os aparelhos poderão ficar totalmente desligados. Foi como falamos, a cada dia é uma vitória. A melhora é progressiva e hoje o risco de morte é muito pequeno", concluiu.
Atualizado às 10h48
Nenhum comentário:
Postar um comentário