quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Falha em Usina de Itaipu causa apagão em cerca de 80% do Paraguai

Uma falha na Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional fez com que cinco transformadores ficassem fora de serviço e provocou corte de energia em pouco mais de 80% do território paraguaio durante a manhã desta quinta-feira.

De acordo com o governo local, o apagão durou 41 minutos. Técnicos da hidrelétrica estão vistoriando os equipamentos e só após a conclusão dos trabalhos, no fim da tarde, a empresa deve se pronunciar sobre o blecaute.

O incidente teve efeitos sobre cerca de 1,2 milhão de clientes da Administración Nacional de Electricidad (Ande), estatal responsável pela distribuição de energia no país. Entre as cidades afetadas pelo problema estão a capital Assunção e a segunda maior cidade do país, Ciudad del Este. Cerca de 130 agentes de trânsito foram convocados para suprir o caos provocado pelos semáforos desligados.

Apenas a parte do país que se abastece da energia produzida pela represa hidroelétrica de Yacyretá, compartilhada entre Paraguai e Argentina, não foi afetada pelo apagão. A falha ocorreu entre 10h39 e 11h18 do Braslília.

Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, fornece 16,4% da energia consumida no Brasil e garante 71,3% do consumo paraguaio. O Brasil não foi afetado.

Nenhum comentário: