terça-feira, 12 de abril de 2011

Petróleo recua com temor de queda na demanda

Por: Agencia Estado - Cynthia Decloedt
O petróleo cai forte nos mercados futuros de Nova York e londrino, com temores de queda na demanda por conta da forte apreciação recente dos preços. Às 13h31 (de Brasília), o contrato do WTI negociado na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês) caía 3,68% para US$ 105,88 o barril e o contrato do brent recuava 2,51% para US$ 120,85 o barril.

Há sinais de que a alta de quase 20% nos preços do petróleo este ano começa a minar a demanda por combustíveis, disse a Agência Internacional de Energia (AIE). A expansão da demanda global por petróleo diminuiu de 4,8% em dezembro, em base anual, para 2,9% em fevereiro, observa o relatório.

A AIE, que representa as maiores nações consumidoras de petróleo, disse que 'essa tendência pode sinalizar que o elevado preço do petróleo já pode ter começado a morder uma parte da demanda', particularmente na China e em outras partes da Ásia.

Paralelamente, o banco Goldman Sachs recomendou ontem aos clientes a realização de lucros com as commodities, alegando que os preços elevados podem começar destruir a demanda. O relatório do banco recomenda o fechamento de posição numa cesta de ativos formada por petróleo, cobre e outras commodities.

Ainda hoje fontes disseram que a Arábia Saudita cortou a produção de petróleo em 500 mil barris por dia, revertendo o aumento anterior decidido em resposta à crise na Líbia, em consequência de uma tépida demanda por barris adicionais. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: