segunda-feira, 25 de abril de 2011

PERDI MEU CACHORRO, E AGORA?

Você já deve ter visto cartazes colados em postes ou na padaria em que você frequenta. Alguma família perdeu seu animal de estimação e está sofrendo muito com essa falta. Geralmente é de alguma criança ou de alguém na família que já tem certa idade avançada. Mensurar a perda de um animal é quase impossível, porque, quer você queira, quer não, é como perder um amigo.

Constantemente, o Abrigo dos Bichos – AB – Recebe e-mails ou postagens no facebook sobre cães ou gatos que fugiram de seus lares. Se esse é o seu caso, vamos dar algumas dicas:

• Fazer faixas e cartazes ajuda muito. Se o seu cãozinho ou gatinho sumiu no seu bairro, divulge em postes, supermercados, padaria, farmácia, ou seja, em lugares com bastante circulação. Informe nome do animal, o seu nome e telefone. Coloque uma foto grande e de boa resolução. Algumas pessoas oferecem recompensa. Nesse caso, fica a seu critério.

• Divulge para seus contatos do e-mail, orkut, facebook, msn ou qualquer outra rede social em que você esteja. A tecnologia está aí para nos servir. Imagine quantas pessoas verão? De repente ajuda muito.

• Você também pode divulgar nos jornais impressos da cidade na parte de classificados.

Já tivemos casos de final feliz. Maria, uma beagle de 4 anos, sumiu na região do Bairro Panamá. Sua dona, a Juliana postou no facebook e já nos acionou para que compartilhássemos a mensagem. Seu sobrinho, que gosta muito da cachorrinha foi quem mais ficou triste. Postar no facebook foi um grande negócio porque se pensarmos de modo macro: o AB tem 2334 amigos e a Juliana 222 contatos. São 2556 pessoas sabendo que estamos à procura da Maria. No dia seguinte descobrimos que ela foi encontrada sã e salva.

Se você ainda não perdeu seu cachorro ou gato, mas se sensibilizou, existem duas maneiras de identificá-los. É possível colocar uma coleira com um pingente que tenha o nome do bichinho e o telefone gravado ou se você pode gastar um pouquinho mais e inserir um microchip de identificação eletrônica.

No continente europeu é um dos mais usados. É colocado sob a pele do animal com um número de identificação único no mundo e registrado em uma base de dados que tem o seu contato. É seguro tanto para perda como para roubo.

O mais importante é redobrar os cuidados. Se você mora em casa o risco de perder o seu animal de estimação é maior de quem vive em apartamento. Sempre cuidar o portão e quando sair com seu animalzinho, priorizar a coleira. Animal sem identificação é animal sem dono. Fica a dica.

Nandra Laura

Nenhum comentário: