terça-feira, 12 de abril de 2011

Japão eleva desastre nuclear ao nível máximo e teme que tragédia supere Chernobyl

AFP PHOTO / HO / TEPCO VIA JIJI PRESSFogo em prédio da usina de Fukushima começou nesta terça-feira










O Japão subiu de 5 para 7 o nivel do desastrenuclear na usina de Fukushima, danificada pelo terremoto de magnitude 9 do dia 11 de março. Esse é ponto mais crítico da Escala Internacional de Eventos Nucleares, publicada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Com isso, cresce o temor de a tragédia, a longo prazo, se igualar ou superar a pior da história: Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

A Agência de Segurança Nuclear japonesa confirmou que uma quantidade enorme de substâncias radioativas foi lançada na atmosfera, mas justificou que a elevação do risco não reflete o momento atual, e sim a gravidade inicial do acidente. O governo alega que os níveis de radiação estão caindo.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 12, pouco depois de a região nordeste do país ter sido atingida por um abalo de magnitude 6,3, mais uma réplica do fenômeno registrado há mais de um mês. O tremor balançou a usina de Fukushima e prédios em Tóquio, mas não foi emitido alerta de tsunami. Também não há relatos de danos ou vítimas.

Nenhum comentário: