Belo Horizonte (13/04/2011) - Ausentes da Exposição Estadual Agropecuária de Minas Gerais há mais de seis anos, bovinos das raças simental e simbrasil retornam ao evento neste ano com a expectativa de realização de bons negócios. A presença dos animais na Exposição está sendo organizada pelo Centro Paulista da Raça Simental. O presidente da entidade, Clóvis de Castro e Campos Neto, diz que a expectativa para essa participação é muito boa, não só para a exposição de animais, mas também para a venda direta, "pois Minas Gerais constitui um território ainda a ser explorado pelos criadores das duas raças". Ele argumenta que ficou "surpreso com a disputa pelas vagas para a participação das diversas raças na exposição de Minas”.
O otimismo de Clóvis Neto é sustentado também pelo fato de o mercado para o simental estar aquecido, com procura maior que a oferta de touros da raça. Neste ano, a entidade experimenta o retorno trazendo cerca de 100 animais de São Paulo, Minas e Paraná, entre outros. “Queremos sentir o evento para aumentar o plantel nos próximos anos”, diz.
Conforme explica o dirigente, o simental é uma raça com dupla aptidão, servindo tanto para corte como para leite, e um touro com histórico de bom reprodutor custa em média R$6 mil. “Temos assistido também ao aumento da procura, pelas centrais de inseminação,por material genético dos animais da raça, para atender à inseminação nas propriedades”,diz.
De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil, o
país conta hoje com cerca de 419 mil animais registrados das duas raças, sendo 383 mil(simental) e 36 mil (simbrasil). Minas Gerais possui o quarto maior rebanho, com 54 mil animais. O primeiro lugar está com o Paraná, cujo plantel é de 78 mil cabeças.
Pecuária forte - A pecuária de Minas Gerais tem destaque em nível nacional. O Estado responde pela maior bacia leiteira do país, com o equivalente a cerca de 7,8 bilhões de litros/ano, e pelo segundo maior rebanho de bovinos, reunindo cerca de 22,4 milhões de animais. Ocupa também o primeiro lugar na equinocultura, com o maior plantel brasileiro, somando cerca de 800 mil cabeças.
Além do simental e simbrasil, a Exposição Agropecuária de Minas, neste ano em sua 51ª.edição, terá bovinos das raças de corte guzerá e brahman. Presentes também as raças leiteiras representadas pelo jersey, holandês, pardo-suíço, girolando e gir
leiteiro. Os equídeos serão representados pelo campolina, mangalarga, mangalarga marchador, pampa,árabe, pônei e jumento pêga. Completam o plantel caprinos, ovinos e búfalos. O gerente do Parque de Exposições da Gameleira, Mendelssohn de Vasconcelos, informa que o evento receberá cerca de 3,5 mil animais de Minas e de outros Estados para os julgamentos, vendas diretas pelos criadores e para os 12 leilões já agendados. “É o momento em que os produtores apresentam os resultados dos investimentos que realizam no melhoramento genético dos rebanhos ao longo do ano”, diz.
Multievento do agronegócio - A Exposição Agropecuária, no Parque de Exposições da Gameleira, integra a programação da Superagro 2011, que terá também a 15ª. Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça), 2ª. Expovet, Ciclo de Eventos do Sebrae-MG e Feira da Agricultura Familiar, entre outros. A Superagro será realizada de 25 de maio a 5 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira e Expominas, em Belo Horizonte (MG). A promoção é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária(IMA), junto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais(Faemg)e Sebrae-MG.
Mais informações: www.superagro2011.com.br
Assessoria de imprensa
Result Marketing e Comunicação
Vanúsia Duarte - (31) 3312.0318 – (31) 9976.0262
Rodrigo Moinhos – (31) 3312.0326 – (31) 8863.8021
Nenhum comentário:
Postar um comentário