quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

'Não há risco de derramamento de óleo', diz Ibama sobre navio da Vale

Com um rachadura no casco identificado no domingo, o navio cargueiro Vale Beijing não despejou óleo ou minério de ferro no mar, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A embarcação está atracada no porto de Ponta Madeira em São Luís, Maranhão.

Após verificar a situação do navio na segunda-feira, o Comitê de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais (Copaem) confirmou, nesta terça-feira, ausência de derramamento de minério ou de combustível no mar.

O problema foi verificado ao ser carregado com 360 mil toneladas de minério de ferro que iam para Rotterdam, Holanda.

A Capitania dos Portos do Maranhão informou que a existência de uma rachadura no casco foi reportada à Marinha e, então, começaram as avaliações de técnicos.

Nesta terça, o Vale Beijing foi levado para uma distância a aproximadamente 9 km da costa para primeiras inspeções.

O rompimento de dois tanques de lastro teriam ocasionado a entrada de água do mar para o interior dos tanques, o que desestabilizou a embarcação.

Em nota, a Vale do Rio Doce garantiu que "continuará acompanhando as ações que serão tomadas pela empresa", a STX Pan Ocean, que fabricou o navio.

Foi comunicado ainda que "as operações de embarque de minério de ferro no Píer I serão normalizadas com a próxima atracação de navio prevista para esta tarde. Durante o período em que o Píer I ficou inoperante, deixamos de embarcar 750 mil toneladas de minério de ferro".

Nenhum comentário: