terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Economia brasileira não progrediu no terceiro trimestre, diz IBGE

O terceiro trimestre da economia brasileira registrou um PIB estagnado em relação aos três meses anteriores. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que se baseou em comparação livre de influências sazonais.

De acordo com a pesquisa, o PIB chegou a R$ 1,05 trilhão no período. Apesar da estagnação, a economia cresceu 2,1% comparada ao mesmo período de 2010.

A indústria foi o setor mais atingido pela crise global, caindo 0,9% em relação ao segundo trimestre do ano.

O consumo das famílias caiu pela primeira vez desde o último trimestre de 2008. Já o setor de serviços registrou queda de 0,3% e a agropecuária, aumento de 3,2%, sendo o que mais cresceu com a queda na produção de trigo, cana-de-açúcar e café mais do que compensados pela expectativa de alta das safras de mandioca, feijão e laranja, em relação terceiro trimestre de 2010.

As importações cresceram 1,8% e houve retração de 0,4% nas importações. Já a construção civil teve aumento de 3,8% no terceiro trimestre de 2011, em razão dos programas "Minha Casa, Minha Vida", Copa 2014 e de Aceleração do Crescimento (PAC).

No entanto, a indústria de transformação sofreu decréscimo de 0,6%, com desempenho negativo da fabricação de automóveis, vestuário e calçados, têxteis e produtos químicos.

Nenhum comentário: