quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Protesto pelo reconhecimento da ONU reúne 15 mil palestinos

Os palestinos realizam nesta quarta-feira, dia 21, uma das maiores manifestações dos últimos anos. Pacificamente, cerca de 15 mil pessoas reunidas na praça Yasser Arafat em Ramala, na Cisjordânia, pedem que a Palestina se torne o 194.º Estado da ONU, que abre nesta manhã sua 66.ª Assembleia Geral.

A reivindicação é para que a comunidade internacional reconheça o "direito dos palestinos à dignidade e à sua terra", e a manifestação reúne homens, mulheres e crianças, em meio a cartazes do presidente palestino, Mahmoud Abbas, e do líder Yasser Arafat. Também serão realizados shows.

Abbas vai apresentar o pedido à ONU nesta sexta. Além da oposição de Israel, os palestinos devem enfrentar resistência dos Estados Unidos, que têm direito a veto.

A questão palestina vai estar entre os temas discutidos na assembleia da ONU, que pela primeira vez será aberta por uma mulher – a presidente Dilma Rousseff. Entre outros assuntos, os líderes mundiais também devem tratar da Líbia e da crise econômica mundial.

Nenhum comentário: