quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Nasa divulga projeto gráfico de novo foguete com missão a Marte

A agência espacial americana Nasa divulgou nesta quarta-feira o projeto de design de um novo foguete que deverá ser capaz de levar tripulantes até Marte. O chefe da organização, Charles Bolden, afirmou que o novo sistema de lançamento vai ser o mais potente desde o "Saturno V", que levou astronautas dos Estados Unidos à Lua em 1969, na missão Apollo.

O líder da Nasa relembrou o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quando desafiou o povo americano a ser audaz e pensar grande. Segundo Bolden, é exatamente isso que a agência espacial está fazendo. Ele afirmou também que enquanto sua geração tinha orgulho de voar em ônibus espaciais, os novos exploradores vão sonhar em caminhar por Marte.

Ainda segundo Bolden, o novo sistema vai ser responsável pela criação de postos de trabalho bem remunerados nos EUA, que continuará como líder mundial em questões espaciais. Ele afirmou ainda que o projeto levará inspiração para pessoas em todo o mundo.

O lançador deverá custar cerca de US$ 35 bilhões para ser construído no prazo de até 2017. O novo projeto pretende fazer os EUA voltarem a atuar com voos tripulados após o trancamento do programa de ônibus espaciais, em julho deste ano.

A Nasa afirmou que o novo programa prevê um poder de transporte de carga muito maior do que os anteriores, efeituados por ônibus espaciais. Mais tripulantes seriam capazes de atravessar a órbita baixa da Terra e penetrar em espaço profundo com possibilidade de chegar, eventualmente, até Marte.

Mesmo com a capacidade bastante superior, o "Sistema de Lançamento Espacial" (Space Launch System) tem diversas semelhanças com os projetos de transporte antigos. O novo lançador vai utilizar, por exemplo, um motor de criogênico como o do ônibus espacial, alimentado com uma mistura de hidrogênio e oxigênio em temperaturas baixais. O sistema terá uma cápsula de cobertura com capacidade inicial de transportar entre 70 e 100 toneladas métricas ao espaço, mas a ideia é que com o tempo ele se expanda e seja capaz de suportar até 130 toneladas métricas.

A fase inicial de testes para o lançamento está prevista para 2017. Os voos tripulados devem ocorrer apenas em 2021. A Nasa informou que pretende enviar astronautas para contornarem Marte antes do processo principal de pouso no planeta, mas até mesmo essa primeira experiência não deve acontecer antes de 2030.


Foto: Divulgação

Nenhum comentário: