Jair Viana (DEM), prefeito de Dom Cavalcanti (MG), pode perder o mandato depois que um vídeo em que diz ser analfabeto foi postado no YouTube. O segundo colocado nas últimas eleições municipais entrou com um processo pedindo sua cassação, que tramita na Justiça desde julho de 2009.
Em um curto discurso feito por Viana durante a festa de aniversário da cidade em 2009, ele comete vários erros de português e justifica os tropeços: “Sou analfabeto, mas sei trabalhar”.
A legislação eleitoral brasileira não permite que pessoas que não saibam ler e escrever concorram a cargos públicos, impedimento que quase custou a vaga do deputado federal mais votado em 2010, Tiririca (PR), que passou por testes para comprovar que não é analfabeto. O pedido de impugnação de mandato eletivo feito por Pedro Sobrinho (PT), o segundo colocado na eleição para prefeito, ainda não foi julgado pelo Tribunal Regional Eleietoral (TRE) de Minas Gerais. O processo também corre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em 2008, Viana e Sobrinho terminaram a disputa politíca empatados. Para determinar a vitória, foi usado o critério de idade: o petista tinha 45 anos e o atual prefeito, 75.
Veja o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário