segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Usina de Fukushima volta a assustar após novo vazamento

A Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, voltou a ser problema nesta segunda-feira. Cerca de quarenta e cinco toneladas de água contaminada com estrôncio radioativo vazaram para o oceano, como informou a empresa Tokyo Eletric Power (Tepco), que a administra o distribuidor de energia.

A água contaminada, que teria vazado por uma calha, foi descoberta ainda no dia 4. Segundo a empresa, as devidas providências já foram tomadas. Fontes locais informaram que as medidas da empresa teriam partido de uma barreira formada por sacos de areia no local do vazamento. Ainda assim, para especialistas, o tempo foi suficiente para o líquido radioativo vazar ao mar.

De acordo com a Tepco, a água maritima em área próxima à calha realmente demonstrou níveis mais elevados de césios. A empresa informou ainda que a situação deve ficar completamente regularizada dentro de duas semanas.

Para evitar novos problemas, a companhia disse que outras providências seriam tomadas, mas não especificou quais medidas seriam estas.

Antes do novo vazamento, alguns trabalhadores fizeram uma verificação no local da usina e não detectaram nenhum problema.

Nenhum comentário: