domingo, 4 de dezembro de 2011

Do vexame da Libertadores à conquista do Brasil: Timão mostra seu poder

AE/DANIEL AUGUSTO JR
O Corinthians é pentacampeão brasileiro de futebol. Foi sofrido, suado, mas o Corinthians segurou um empate com o Palmeiras nesse domingo, no Pacaembu, e se sagrou campeão. O Vasco empatou com o Flamengo no Engenhão e ficou com a segunda colocação. Fluminense, Inter e Flamengo também foram para a Libertadores. Atlético-PR e Ceará foram rebaixados.ANO DO TIMÃOUm início avassalador, a melhor defesa do campeonato, a união entre torcida e atletas. Se um motivo pudesse ser escolhido para emoldurar o quinto título brasileiro do Corinthians, uma destas razões seriam certamente citadas. Do goleiro Julio Cesar ao técnico Tite, cada jogador e integrante da comissão técnica fez parte desta grande conquista, que fechou um ano marcado por altos e baixos. A confirmação do futuro estádio corintiano, em Itaquera, ao mesmo tempo em que caiu de forma surpreendente na Taça Libertadores. O troféu de campeão brasileiro vale, além de uma vaga na próxima competição intercontinental, a sensação de que o ano encerrou bem – e o torcedor alvinegro tem todos os motivos para comemorar.

A grande arrancada inicial, momentos de instabilidade e uma arrancada final histórica

O Corinthians teve um início de temporada para ser esquecido, ao cair na fase preliminar da Taça Libertadores, contra os colombianos do Deportes Tolima. Com isso, apenas o Campeonato Paulista e o Brasileiro restaram para disputa. Se o Paulista foi desperdiçado, o Brasileiro mostrou um Corinthians afinado e mostrando porque era considerado um dos grandes favoritos: com oito vitórias nas primeiras nove partidas, teve o melhor início da história dos Campeonatos Brasileiros. Mas uma derrota para o Cruzeiro, em casa, abalou um pouco o embalo alvinegro, que passou a mostrar um desempenho bastante irregular, ficando quatro meses sem vencer duas partidas consecutivas. Mas a larga vantagem do início garantiu o Timão sempre entre os primeiros colocados, tendo finalizado o primeiro turno com 37 pontos.

O segundo turno mostrou um Corinthians mais irregular, que passou a ser ameaçado por Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo. Mas, em momento algum, o Timão deixou de estar próximo da ponta, e tinha na sua defesa um dos pontos fortes – com 36 gols sofridos, foi a melhor da competição. E, na reta final, quando muitos temiam tropeços alvinegros, mesmo tendo adversários da zona de rebaixamento – no primeiro turno, o pior momento corintiano foi justamente contra estes adversários -, o Corinthians deslanchou. Apesar de ter perdido para o América, vitórias consecutivas contra Ceará, Atlético-PR, Atlético-MG e Figueirense colocaram a equipe em situação privilegiada para o clássico contra o Palmeiras, no qual confirmou sua conquista em uma partida épica.

Com o título, o Corinthians repete os feitos de 1990, 1998, 1999 e 2005, e terá a chance de se igualar ao Flamengo com cinco conquistas. Na frente, agora, apenas o São Paulo (na unificação da Taça Brasil e da Taça Roberto Gomes Pedrosa, o Corinthians está atrás também de Palmeiras e Santos, com 8 títulos cada). Além disso, o título é importante pela vaga na edição 2012 da Taça Libertadores, título que corintianos tanto almejam conquistar.

DESTAQUESArtilheiro
AE/RODRIGO COCA
Liedson chegou ao Timão em janeiro deste ano, e estreou em fevereiro no Campeonato Paulista. Em um ataque com concorrentes de peso, como Adriano e Emerson, o “Levezinho” se impôs e, mesmo sofrendo com problemas físicos durante praticamente todo o campeonato, balançou as redes adversárias em 12 oportunidades, sendo o grande artilheiro do Corinthians no Brasileiro. E cinco destes gols decidiram vitórias do Timão – ou seja, não apenas a quantidade de gols, mas a qualidade dos mesmos.

Comandante

Tite teve uma primeira passagem entre 2004 e 2005, saindo após atritos com o iraniano Kia Joorabchian, da MSI. No final de 2010, o gaúcho reassumiu o Timão, encerrando o Brasileiro com chave de ouro, invicto em oito partidas. Porém, as eliminações frente ao Tolima na Libertadores e Palmeiras no Campeonato Paulista fizeram com que o técnico passasse a ser bastante cobrado pelos torcedores. De fala mansa e discurso repleto de jargões e palavras complexas, Tite se tornou folclórico, mas muito da organização tática e técnica do Corinthians se deve a ele, que encerrou 2011 conquistando um dos poucos títulos que não possuía no currículo: o Campeonato Brasileiro.DestaqueOrganização e frieza. O Corinthians se organizou em torno do projeto de Tite e levou o título brasileiro com muitos méritos. O técnico sofreu muita pressão e o time se viu cercado de muitos rivais na briga, mas jogo a jogo, de 1 a 0 em 2 a 1, o time se mostrou eficiente, unido e coeso. A organização da gestão do futebol fora das quatro linhas também ajudou o clube desse projeto.
AE/MAURO HORITA
Revelação

O volante Paulinho chegou ao Corinthians em 2010, após se destacar no Bragantino. Tendo passado pelo futebol polonês e lituano, inicialmente o jogador seria uma opção no meio-campo. Mas, mostrando boa visão de jogo, passe eficiente e força na finalização, o atleta se firmou no meio do Timão, formando uma dupla de volantes forte ao lado de Ralf (outro jogador que poderia estar aqui). Os dois chegaram à Seleção Brasileira que disputou o Superclássico das Américas, e têm boa parte da responsabilidade pela firmeza do setor defensivo corintiano.

Decepções

Em uma equipe que primou pelo equilíbrio e coesão do elenco, a decepção pode ser o jogador que iniciou o ano como capitão e referência da equipe, mas, após uma série de falhas, acabou sendo colocado no banco de reservas, e acabou recusando a decisão do técnico Tite. Chicão acabou sendo afastado do elenco, treinou em separado, para depois ser reintegrado. Mas hoje é reserva dos ótimos Paulo André e Leandro Castán. Adriano, o Imperador, também figura entre as decepções, apesar de ter sido decisivo no duelo contra o Galo. Contratado a peso de ouro, Adriano ostenta um dos melhores salários do elenco e pouco jogou na temporada.

Nenhum comentário: