sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bota e Flu esperam terminar o ano de bem com a torcida

Botafogo e Fluminense fazem, neste domingo, o duelo entre clubes mais antigo do futebol brasileiro, o chamado 'Clássico Vovô'. Em situações bem diferentes, o Tricolor já está classificado para a Libertadores da América, enquanto o Glorioso periga ficar de fora da competição continental: além de ter que vencer o jogo, terá de torcer pelo tropeço de seus concorrentes diretos pela classificação: São Paulo, Figueirense, Internacional e Coritiba.

Botafogo pode, mais uma vez, ficar sem vaga na Libertadores

O Botafogo começou a temporada sob a batuta do treinador Joel Santana. O time estava credenciado por uma boa campanha em 2010: havia ganhado o título carioca e disputou até o fim a vaga na Taça Libertadores da América. Porém, após o time não ter ido bem no Campeonato Carioca (sequer chegou às finais), o desgaste entre Joel e os jogadores, entre eles o ídolo uruguaio Loco Abreu, começou a ficar latente. Em março, o técnico acabou pedindo demissão. Em seu lugar, a diretoria anunciava imediatamente Caio Júnior, que estava no Oriente Médio.

No Brasileirão, o Botafogo parecia repetir o ano anterior: venceu importantes jogos, como a goleada para cima do Vasco, e, no dia 7 de setembro chegou à vice-liderança. Contudo, quando teve a oportunidade de assumir a liderança do campeonato, desperdiçou. Após isso, o time começou a derrapar na tabela: mesclava bons momentos com atuações decepcionantes para sua torcida, sobretudo em casa, em que perdeu a invencibilidade que sustentava há tempos para o Figueirense por 1 a 0.

O Botafogo está há 5 rodadas sem vencer e espera a vitória no clássico para tentar se classificar à Libertadores. Isso porque apenas a vitória não basta; a equipe tem que torcer por uma derrota de seus rivais diretos.

Flu não vai bem no Carioca, mas "time de guerreiros" consegue recuperação

Campeão Brasileiro em 2010 e sob o comando de Muricy Ramalho, o Fluminense pintava como o favorito para o Carioca. Assim como o Botafogo, acabou não fazendo um bom campeonato e o técnico pediu demissão, alegando falta de estrutura. Abel Braga foi o nome escolhido pelos dirigentes para ser o substituto. Mas com uma ressalva: o clube carioca teria de esperar até o mês de junho, pois o treinador queria respeitar seu contrato com o clube ao qual pertencia. Até lá, Enderson Moreira foi o comandante. Mas o desempenho não foi bom.

Abel chegou ao time, aprovou contratações e viu o craque tricolor, Conca, ir para o futebol chinês. Com derrotas no princípio de trabalho, chegou-se até a contestar Abel: inclusive, com pedidos da torcida para que ele deixasse o clube. Entretanto, a exemplo de 2009, quando o Flu teve uma arrancada histórica, escapando do rebaixamento, o 'time de guerreiros" resolveu mais uma vez provar sua força: fez a melhor campanha do segundo turno do Brasileirão em disparado e chegou a disputar o título. Mas, com a derrota para o Vasco no último domingo por 1 a 0, o sonho do bi se encerrou. Apesar disso, a equipe conseguiu classificação à Libertadores.

Nenhum comentário: