sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Muammar Gadafi deve ser preso junto com filho e cunhado na Líbia

A polícia internacional (Interpol) emitiu mandado de prisão para o ditador Muammar Gadafi, seu filho Saif al-Islam e seu cunhado Abdallah al-Senusi. O pedido partiu do Tribunal Penal Internacional (TPI), que investiga denúncias de crimes contra a humanidade.

A Interpol emitiu comunicado afirmando que "o pedido do promotor [do TPI] Luis Moreno Ocampo à Interpol de emitir um alerta vermelho restringirá significativamente as possibilidades destes três homens de cruzar as fronteiras e será uma ferramenta importante para ajudar a localizá-los e capturá-los".

A corte já havia pedido, em 27 de junho, que os três líbios fossem presos. Eles são acusados de terem comandado a repressão contra os manifestantes anti-regime no começo deste ano.

Para o promotor do tribunal, Luis Moreno-Ocampo, eles formavam um triângulo de comando da Líbia que poderia ser dividido da seguinte forma: Gaddafi como "autoridade absoluta", Saif como "primeiro-ministro de facto" e Senusi como "mão direita" e executor dos crimes.

A opinião do secretário-geral do Congresso Popular da Líbia, Mohamed Quasim Zwai, é que Gadafi vai fugir da Líbia e algum momento durante o conflito.

Nenhum comentário: