quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Acidente de avião com time de hóquei da Rússia termina com 44 mortos

Cerca de 44 pessoas morreram após a queda do avião Yakovlev 42 (Yak-42, de fabricação soviética) nesta quarta-feira. A aeronave pegou fogo logo após decolar do aeroporto de Iaroslavl, que fica a 250 km do nordeste de Moscou, capital russa. De acordo com a Agência de Aviação da Rússia, o avião não teria conseguido chegar à altura segura e bateu na antena de um farol situado na pista do Aeroporto de Iaroslavl. Ele caiu logo em seguida.

O avião tinha capacidade total de 120 passageiros, porém voava com apenas 37. Entre eles estavam jogadores de hóquei no gelo do Lokomotiv Yaroslav. A equipe ficou em terceiro lugar no campeonato russo da modalidade em 2011 e já havia se consagrado campeã em 1997, 2002 e 2003. A aeronave tinha ainda oito tripulantes.

O estádio do time foi visitado por centenas de torcedores. Os fãs levaram flores e velas para o local onde foi prestada uma homenagem às vítimas. Dos 37 membros da equipe, 26 eram russos e 11 estrangeiros. O plantel do time contava com jogadores da Alemanha, Polônia, Ucrânia, República Tcheca, Suécia, Eslováquia e Belarus. A equipe era treinada pelo canadense Brad Maccrimon.

A tragédia relembrou um acidente parecido em 11 de agosto de 1979. Neste dia, um choque entre dois aviões soviéticos Tupolev-134 acabou matando membros da equipe de futebol uzbeque do Pakhtakor, da primeira divisão do futebol soviético.

Nenhum comentário: