domingo, 4 de dezembro de 2011

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS

A cada dia as empresas presenciam os problemas de ordem financeira atrapalharem o desempenho e o desenvolvimento de seus colaboradores. Um colaborador endividado vive reclamando do seu salário e não reconhece o valor dos benefícios que a empresa disponibiliza. E, em muitos casos, em função do recebimento de verbas rescisórias, visualiza na rescisão de trabalho a única solução para o seu problema financeiro.

Se não bastasse, colaboradores com dificuldades financeiras costumam apresentar maiores índices de atrasos e ausências ao trabalho, e muitas vezes chegam até a utilizar recursos da empresa para resolver seus problemas pessoais. O índice de pequenos furtos também é consideravelmente maior entre os colaboradores endividados, bem como a demanda por empréstimos em folha e demais adiantamentos. Para impedir que as dívidas acabem com a carreira do colaborador, resta uma opção: reorganização financeira. E a empresa pode e deve ajudar neste processo.

Afinal de contas, é também responsabilidade da empresa preocupar-se com a qualidade de vida de seus colaboradores, pois é fato que a satisfação reflete diretamente nos seus resultados. Estar endividado é uma realidade para milhões de brasileiros e, com a expectativa de crescimento econômico para os próximos anos, o nível de endividamento tende a aumentar, e com isso um ciclo vicioso começa a se formar, afetando os relacionamentos familiares, gerando desentendimentos entre casais e diminuindo o rendimento no trabalho, que tende a cair à medida que as dívidas aumentam. Sem contar os problemas de ordem física e emocional, como crises de estresse, depressão, ansiedade e baixa auto-estima.

O colaborador acaba levando para dentro da empresa, seus problemas financeiros, suas preocupações com as contas e dívidas que estão vencendo e que não param de chegar pelo correio.

Essas preocupações não deixam que o profissional se concentre em seu trabalho, podendo ocasionar acidentes, atrasos e faltas sem contar a perda de motivação desses colaboradores que afetam diretamente a produção e a lucratividade da empresa.

E qual a solução?

É fundamental que as organizações desenvolvam programas de capacitação que ajudem seus colaboradores a planejar e organizar melhor suas finanças, pois os efeitos de um desequilíbrio financeiro vão além do campo pessoal e podem refletir no próprio desempenho da organização.

Para evitar quedas de desempenho e contribuir para o bem-estar dos colaboradores, as grandes empresas passaram a investir em programas de orientação e educação financeira. A prática ganha adesão das menores e até dos órgãos estatais.

Além de consultorias personalizadas que auxiliarão o colaborador a se reorganizar financeiramente e a utilizar da melhor forma as ferramentas disponíveis, como por exemplo adiantamentos de salário, as empresas podem oferecer programas de educação financeira.

O que vem a ser um programa de educação financeira?

Trata-se de um programa cujo objetivo principal é orientar os colaboradores a melhorarem sua relação com o dinheiro de forma mais adequada e saudável possível, através de maior conhecimento e informação sobre as ferramentas e produtos disponíveis, e claro, maior controle do orçamento mensal.

E quais os principais benefícios da educação financeira nas empresas?
 Redução do estresse no trabalho;
 Diminuição do desperdício de tempo de trabalho relacionado à solução de
problemas pessoais;
 Redução dos problemas associados ao estresse financeiro, como abuso de
álcool e drogas;
 Queda do absenteísmo;
 Diminuição nos atrasos;
 Maior facilidade para atração, retenção e motivação dos colaboradores.
 Aumento da dedicação ao trabalho.

Esse tipo de parceria entre colaborador e empresa, é fundamental para o desenvolvimento da qualidade de vida e a satisfação dos colaboradores, o que reflete em maior produtividade e lucros para a empresa.
Pois, colaborador feliz e organizado produz muito mais!

Autor: Rafael Silva
Educador financeiro, com especialização em Finanças e Contabilidade. Sócio-Fundador da Débito e Crédito Consultoria. Ministra cursos de educação financeira e atua como consultor financeiro independente. No Twitter: @admrsilva.

Nenhum comentário: